Para muitos, a sexta-feira 13 é apenas mais um dia comum no calendário, mas para os amantes de terror essa é uma data especial para assistir um bom filme de terror assustador – pois a data é considerada como um dia de azar dentro do universo do horror, onde coisas sinistras acontecem.
De filmes com fama de amaldiçoados que vão te arrepiar até produções com crianças bizarras e assustadoras, opções dos mais diferentes estilos não faltam para os fãs do cinema de terror. Pensando nisso, o AdoroCinema separou alguns filmes de terror angustiantes imperdíveis para você assistir na sexta-feira 13. Dá uma olhada!
10 Filmes de terror clássicos para curtir no fim de semanaUm Lugar Silencioso - Netflix, Star+, Prime Video, Telecine e Globoplay
Um Lugar Silencioso - Parte II estreou recentemente nos cinemas como uma experiência enervante de terror, o que é uma oportunidade perfeita para assistir (ou reassistir) o aclamado Um Lugar Silencioso (2018), que virou um dos filmes marcantes de terror psicológico.
Um Lugar Silencioso mostra uma realidade pós-apocaliptica, onde a população da Terra foi dizimada por uma entidade assustadora que ataca quando escuta um menor sinal de barulho. Em uma fazenda dos Estados Unidos, acompanhamos uma família do meio-oeste que tenta se manter em total silêncio para sobreviver à ameaça que ronda a sua casa.
O Iluminado - HBO Max, Telecine e Globoplay
Adaptação de Stephen King, O Iluminado (1980) é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos e um clássico do terror, além de ainda ser uma das melhores adaptações de Stephen King – mesmo que o autor não tenha gostado muito dele, que não é 100% fiel à obra original.
Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo em que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.
A Bruxa de Blair - Amazon Prime Video e Star+
A Bruxa de Blair (1999) causou muito rebuliço na época de seu lançamento por causa de sua técnica de filmagem found footage – que no momento ainda não era tão popular e , por isso, A Bruxa de Blair influenciou o cinema de terror e o marketing na internet –, o que fez muitas pessoas acreditarem que a produção era real. Um dos filmes de terror que se passam em ambientes claustrofóbicos, até hoje ele impressiona por seu clima angustiante.
Três estudantes de cinema embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino.
O Homem Invisível - Amazon Prime Video
Baseado no livro de H. G. Wells, O Homem Invisível (2020) é um dos filmes de terror mais aterrorizantes e inovadores da Blumhouse, trazendo uma mensagem importante sobre relacionamentos abusivos dentro de uma trama angustiante.
Em O Homem Invisível, quando o ex abusivo de Cecilia (Elisabeth Moss) tira a própria vida e deixa sua fortuna, ela suspeita que a morte dele tenha sido uma farsa. Como uma série de coincidências se torna letal, Cecilia trabalha para provar que está sendo caçada por alguém que ninguém pode ver.
Quando as Luzes se Apagam - HBO Max
Inspirado em um curta-metragem assustador que viralizou na internet, Quando as Luzes se Apagam (2016) segue Rebecca (Teresa Palmer), que desde que era pequena, tinha uma porção de medos, especialmente quando as luzes se apagavam. Ela acreditava ser perseguida pela figura de uma mulher e anos mais tarde seu irmão mais novo começa a sofrer do mesmo problema. Juntos eles descobrem que a aparição está ligada à mãe deles, Rebecca começa a investigar o caso e chega perto de conhecer a terrível verdade.
A Entidade - Globoplay, Telecine e Amazon Prime Video
A Entidade (2012) é um dos filmes de terror mais sinistros de todos os tempos – e tem até um dos sustos mais traumatizantes no cinema –, então não poderia ficar de fora dessa lista.
Em A Entidade, Ellison (Ethan Hawke) é um escritor de romances policias que acaba de se mudar com a família. No sótão da nova casa ele descobre antigos rolos de filme, que trazem imagens de pessoas sendo mortas. Intrigado com o que elas representam e com um estranho símbolo presente nas imagens, ele e sua família logo passam a correr sério risco de morte.
Cuidado Com Quem Chama (Host) - Netflix
Cuidado Com Quem Chama (2020) chama atenção pela inovação, pois ele é um filme de terror assustador gravado inteiramente por videochamada durante a quarentena por causa da pandemia, o que deixa ele ainda mais angustiante.
Em Cuidado Com Quem Chama, seis amigas contratam um médium para realizar uma sessão espírita via Zoom durante o isolamento físico causado pelo coronavírus. No entanto, elas recebem muito mais do que esperavam, pois as coisas rapidamente dão errado. Quando um espírito maligno começa a invadir suas casas, elas passam a perceber que podem não sobreviver à noite.
[REC] - Amazon Prime Video, Looke, Mubi e Pluto TV
Em [REC] de 2007, acompanhamos Ángela Vidal (Manuela Velasco), uma jornalista que, juntamente com seu operador de câmera Pablo (Pablo Rosso), faz uma reportagem em um quartel do Corpo de Bombeiros, na intenção de mostrar seu cotidiano. Porém o que aparentemente seria uma saída noturna rotineira de resgate logo se transforma em um grande pesadelo. Presos em um edifício, a equipe de filmagens e os bombeiros enfrentam uma situação desconhecida e letal.