Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis é muitos aguardado pelos fãs da Marvel, pois vai ser o primeiro filme da Marvel protagonizado por um super-herói asiático. Além disso, teremos finalmente a introdução do verdadeiro vilão Mandarim, interpretado por Tony Leung Chiu-wai, que teve uma versão falsa aparecendo em Homem de Ferro 3 (2013), e foi muito criticado pelos fãs. Em nova entrevista, Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, explicou a decisão tomada anteriormente e revelou os planos para o personagem.
Na história do filme, Shang-Chi (Simu Liu) é um jovem chinês criado por seu pai em reclusão, sendo treinado em artes marciais. Quando ele tem a chance de entrar em contato com o resto do mundo, logo percebe que seu pai não é o humanitário que dizia ser, vendo-se obrigado a se rebelar.
Por que a Marvel usou um Mandarim falso em Homem de Ferro 3?
Em uma entrevista recente para o Rotten Tomatoes, Kevin Feige comentou sobre a conexão de Shang-Chi e e Lenda dos Dez Anéis com as produções anteriores do Universo Cinematográfico Marvel, dizendo que o subtítulo "A Lenda dos Dez Anéis" remete ao início do UCM.
“Isso é o que é divertido sobre o MCU neste estágio. Podemos fazer algo como Shang-Chi, apresentando um novo herói ao MCU e ao mundo em geral. Mas esse subtítulo, A Lenda dos Dez Anéis, na verdade o conecta de volta ao início do MCU, os Dez Anéis sendo a organização que sequestrou Tony Stark no início do Homem de Ferro. E essa organização foi inspirada por um personagem chamado Mandarim dos quadrinhos”, explicou Feige.
Quem é o Mandarim? Conheça o vilão de Homem de Ferro 3 que terá destaque na Fase 4 da MarvelPara quem não se lembra, os Dez Anéis foram apresentados brevemente como uma rede terrorista internacional no primeiro Homem de Ferro (2008), onde colaborou com Obadiah Stane (Jeff Bridges) para sequestrar Tony Stark (Robert Downey Jr.). Mandarim apareceu em Homem de Ferro 3, porém, tudo não passou trapaça usada por Aldrich Killian (Guy Pearce) para enganar o mundo, se aproveitando do ator Trevor Slattery (Ben Kingsley) para se passar pelo antagonista. Ou seja, os fãs não viram o verdadeiro Mandarim adapatado para os cinemas até agora, que segundo Kevin Feige, foi uma escolha intencional:
“E voltando ao Homem de Ferro, temos falado sobre isso quando trazemos esse personagem para a tela, [nós] só queríamos fazer isso quando sentíamos que poderíamos fazer justiça suprema e realmente mostrar a complexidade desso personagem, o que francamente não poderíamos fazer em um filme do Homem de Ferro porque um filme do Homem de Ferro é sobre o Homem de Ferro; um filme do Homem de Ferro é sobre Tony Stark", esclareceu sobre o assunto.
Como a Marvel não queria que um vilão tão icônico dos quadrinhos fosse ofuscado por Tony Stark, o estúdio aprovou um plano que lhes permitia usar apenas o nome Mandarim enquanto guardava o personagem verdadeiro para futuramente. "Então [o diretor do Homem de Ferro 3] Shane Black, em seu filme e roteiro que ele co-escreveu, veio com essa reviravolta divertida que amamos até hoje, e acabou sendo Trevor Slattery", contou Kevin Feige.
O verdadeiro Mandarim em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
Depois da brincadeira que acabo não caindo bem com os fãs da Marvel, parece que chegou o momento de contemplarmos toda a imponência de Mandarim. "Só porque essa versão não era real, não significa que não há um líder da organização dos Dez Anéis, e é esse quem encontramos pela primeira vez em Shang-Chi", disse o presidente da Marvel Studios.
O verdadeiro mandarim do Universo Cinematográfico Marvel e líder dos Dez Anéis é interpretado por Tony Leung, que Kevin Feige descreve como "um dos melhores atores de nosso tempo".
“Tony Leung interpretando o pai de Shang-Chi e o líder dos Dez Anéis é outro momento de beliscar, um sonho que se torna realidade, porque ele é um dos melhores atores do nosso tempo e estamos muito animados por tê-lo para apresentá-lo, eu espero, para uma base de fãs totalmente nova que pode não estar ciente do trabalho espetacular que ele fez”, concluiu.
Shang-Chi e e Lenda dos Dez Anéis está previsto para estrear em 3 de setembro de 2021 e vai contar com 98% do elenco asiático, segundo Kevin Feige.
Quem é Shang-Chi? Conheça a origem do Mestre do Kung Fu que vai aparecer na Fase 4 da Marvel