Por enquanto, se os fãs quiserem novas aventuras envolvendo detetives ingleses, é melhor se consolarem com Enola Holmes! O motivo disso é que após Susan e Robert Downey Jr. expressarem interesse em criar um universo cinematográfico de Sherlock Holmes, o diretor da nova sequência, Dexter Fletcher, disse que o filme foi colocado em segundo plano. Em entrevista ao podcast Celebrity Catch Up, o cineasta revelou que ele e o estúdio estão esperando para ver como Hollywood estará no fim da pandemia de coronavírus antes de começarem a trabalhar a sério no longa.
"Sherlock está acertando e desligando seus próprios problemas. Isso é meio que deixado de lado no momento, até que fique claro onde o mundo está e o que vai acontecer", disse Fletcher.
No início deste mês, os Downeys apareceram como palestrantes principais no Festival de Inovação da Fast Company, e foi lá que os produtores revelaram que acreditam que há muito mais histórias a serem contadas nesta franquia de filmes.
“Neste ponto, realmente sentimos que não há um verso misterioso construído em lugar nenhum, e Conan Doyle é a voz definitiva nessa arena, eu acho, até hoje”, disse ele sobre o futuro da franquia após Sherlock Holmes 3. “Então, para mim, por que fazer um terceiro filme se você não será capaz de mergulhar em algumas jóias reais de diversidade e outros tempos e elementos?”
Foi quando Susan acrescentou que ambos acham que certamente há uma oportunidade para spin-offs e para construir ainda mais o universo cinematográfico, muito além do terceiro capítulo. “Achamos que há uma oportunidade de desenvolver mais. Personagens derivados de um terceiro filme, para ver o que está acontecendo no cenário da televisão, para ver o que a Warner Media está começando a construir, coisas com HBO e HBO Max.”
O longa, que tem sido prometido desde 2016, foi constantemente comentado por Robert Downey Jr., que demonstra grande interesse em retornar ao papel do detetive inglês mais famoso do mundo. Até o momento, Sherlock Holmes 3 não começou a fase de produção e nem mesmo a fotografia principal, mas já está programado para ser lançado em 22 de dezembro de 2021, caso não haja nenhum obstáculo.