Recentemente, o novo projeto do visionário diretor Spike Lee, Destacamento Blood vem ganhando bastante destaque e boa recepção de público e crítica por entregar um drama ácido, mas ao mesmo tempo emocionante, complementado pela presença de um elenco de peso e diversas referências históricas.
Como não poderia ser diferente, vindo de Spike Lee, o filme traz também uma forte contextualização sociopolítica e racial, mostrando justamente a história de um núcleo que sempre acaba passando despercebido nos filmes de guerra de Hollywood: os soldados negros. No caso, o filme acompanha um grupo de quatro veteranos de guerra afro-americanos que retornam ao Vietnã buscando os restos mortais do líder de seu antigo esquadrão e de um tesouro enterrado, tentando encontrar suas inocentes perdidas pelo caminho.
E aproveitando a boa recepção, a Netflix lançou um documentário curto mostrando através de imagens resgatadas como as cenas históricas foram replicadas da melhor maneira, entrevistando o diretor de arte do longa e também o ativista Emory Douglas, Ministro da Cultura do Partido dos Panteras Negras, cujo trabalho inspirou várias cenas.
CONFIRA O VÍDEO
O filme é estrelado por Chadwick Boseman (Pantera Negra), Delroy Lindo (Malcolm X), Clarke Peters (The Wire) e Jean Reno (O Profissional)