A cidade de Nova York, nos Estados Unidos, é uma das mais afetadas pelo Covid-19. Em meio a este momento, Spike Lee aproveitou para lançar New York New York, um curta-metragem online emocionante sobre a cidade durante a pandemia.
O vídeo, exibido pela CNN norte-americana, é embalado pelo o clássico de Frank Sinatra, “New York, New York”, e começa com muitas cenas das ruas silenciosamente incomuns de Nova York antes de passar para imagens de ambulâncias e equipes da linha de frente que lidam com a pandemia de coronavírus.
Essas cenas ainda trazem os principais pontos da selva de pedra como estações de metrô e teatros da Broadway vazios. Em entrevista à emissora, o diretor revelou: “É doloroso ver que não há ninguém lá. Mas no final do filme, é quando vemos os nova-iorquinos. Sabe o que mais? Eu não gostaria de estar em outro lugar, senão aqui, no epicentro”.
Em seu Instagram, Lee fez um agradecimento especial no Instagram a Tina Sinatra, que lhe deu os direitos da música do filme. Nas últimas semanas, o diretor de Infiltrado na Klan fez muitos comentários sobre a pandemia de coronavírus em curso nas últimas semanas.
Recentemente, ele criticou o estado da Geórgia por fazer planos para diminuir as restrições de quarentena e permitir a reabertura de cinemas, entre outros negócios não essenciais.
O vencedor do Oscar, inclusive, é o presidente do júri do Festival de Cannes 2020, que acabou sendo adiado por conta da pandemia. Spike Lee comentou sobre o assunto.