Faltam apenas duas semanas para a estreia de Star Wars: A Ascensão Skywalker, longa que promete encerrar não só a trilogia de filmes iniciada em O Despertar da Força, mas também toda a saga da família Skywalker nos cinemas. Tão próximo da estreia, a Disney está avisando os cinemas de um detalhe um tanto quanto peculiar: o risco de algumas sequências com luzes piscantes causarem convulsão.
Em comunicado aos exibidores, o estúdio declarou: "Por abundância de precaução, recomendamos que você forneça online, em sua bilheteria e em outros locais apropriados para que seus consumidores vejam, uma notificação com a seguinte informação: Star Wars - A Ascensão Skywalker contém diversas sequências com imagens e piscar contínuo de luz que podem afetar aqueles suscetíveis a epilepsia fotossensível ou outros tipos de fotossensibilidade."
A companhia do Mickey Mouse já havia sido criticada no passado por conta de uma cena em Os Incríveis 2 que gerou preocupações em relação a causar possíveis convulsões ou enxaquecas. Na época, a Epilepsy Foundation, ONG dedicada a ajudar pessoas com epilepsia, publicou um aviso na semana de estreia da animação e pediu que a Disney realizasse o mesmo, o que eventualmente foi feito. Dessa vez, o estúdio se adiantou e está trabalhando diretamente com a fundação para informar os espectadores.
"Nós agradecemos a Disney por entrar em contato conosco e providenciar informação ao público de maneira pró-ativa antes da estreia do filme", a Epilepsy Foundation declarou. Por volta de 3% das pessoas com epilepsia são fotosenssíveis, isto é, podem entrar em convulsão ao serem expostas a luzes piscantes ou certos padrões visuais em determinada intensidade. Pessoas com outros tipos de fotosensibilidade também podem ter fortes enxaquecas por conta desse tipo de imagem.
Dirigido por J.J. Abrams e estrelado por Daisy Ridley, Oscar Isaac e John Boyega, Star Wars: A Ascensão Skywalker chega aos cinemas em 19 de dezembro.