O Mitos do Pop é o novo programa semanal do AdoroCinema que tem como missão desvendar os maiores mistérios do mundo do entretenimento.
Todas as semanas, o colunista Pablo Miyazawa apresenta e investiga alguma teoria da conspiração, lenda urbana ou questão pertinente sobre o mundo do cinema e da televisão, passando também pelas histórias em quadrinhos, literatura, videogames, música e internet.
O tema do primeiro episódio discute uma das grandes polêmicas daquela que é considerada a franquia mais importante da cultura pop. Pegando o embalo do evento Star Wars Celebration 2019 que ocorreu na semana passada, não há hora melhor para se analisar: Será que Han Solo atirou primeiro?
Vamos aos fatos: ao final da cena que marcou sua primeira aparição em Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977), Han Solo (Harrison Ford) é confrontado pelo caçador de recompensas Greedo. Após um embate verbal ("Koona t'chuta, Solo?") e um tiroteio atrapalhado, Greedo cai morto em cima da mesa. Quem teria atirado primeiro? Pelo que conseguimos entender da cena, foi Han Solo, sem nenhuma dúvida. Mas então, por que o diretor George Lucas teria modificado essa cena anos depois, quando relançou o filme em uma edição comemorativa? E por que Lucas continuou a alterar a cena a cada novo relançamento, de modo que nunca mais ficou claro quem realmente efetuou o primeiro disparo? Será que o fato de atirar primeiro faria de Solo um herói menos louvável?
Discutir a fundo esse tipo de questão é a função do Mitos do Pop, um programa baseado nas histórias contadas no livro 52 Mitos Pop - Mentiras e Verdades nos Boatos do Mundo do Entretenimento, lançado pelo próprio Pablo em 2017, e que agora ganha uma versão em vídeo semanalmente e com exclusividade no AdoroCinema.
Assista acima ao episódio 1 e clique aqui para conferir mais vídeos do canal do AdoroCinema no YouTube.