X-Men - O Confronto Final é um dos filmes mais controvérsos da franquia. A trama, escrita por Simon Kinberg e Zak Penn, adaptou para as telonas o arco dos quadrinhos da Fênix Negra. Entretanto, a produção não agradou ao público e à crítica, por não ter conseguido desenvolver a ascensão e derrocada de Jean Grey (Famke Janssen) como vilã.
Kinberg sabe que a trama não fez jus ao arco das HQs, e por isso mesmo resolveu "consertar" o erro com X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, também roteirizado por ele.
Em uma mesa redonda do The Hollywood Reporter, Kinberg, que vai fazer sua estreia na direção em X-Men - A Fênix Negra, revelou como ouviu às críticas dos fãs e resolveu corrigir a morte de Jean Grey.
"Eu co-escrevi X-Men 3, a história de Fênix Negra, que é provavelmente a mais sagrada das histórias dos X-Men nos quadrinhos. Fanboys e fangirls não amaram o filme [X-Men - O Confronto Final]. Quando eu escrevi X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido anos depois — era uma história de viagem no tempo - eu pensei: 'Bem, aqui está uma oportunidade de reescrever esse erro — trazer Jean Grey de volta à vida'. Eu tenho que voltar e essencialmente apagar um filme de US $ 200 milhões. [Risos]".
O arco da ascensão de Jean Grey a vilã voltará a ser explorado em X-Men - A Fênix Negra, desta vez com Sophie Turner no papel principal. O longa está previsto para estrear no dia 14 de fevereiro de 2019 e é coestrelado por James McAvoy, Michael Fassbender, Jennifer Lawrence, Nicholas Hoult, Evan Peters, Tye Sheridan, Alexandra Shipp, Kodi Smit-McPhee e Jessica Chastain.