Já imaginou ser indicado ao Oscar e ao Emmy pelo mesmo projeto? Bem, isso pode acontecer! Apesar de cada premiação focar em universos diferentes de produção audiovisual (cinema e televisão, respectivamente), documentários conseguem transitar entre as duas áreas. Afinal, muitos filmes dependem do apoio de distribuidoras como HBO, Netflix e PBS.
Premiado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas este ano, a produção da ESPN Films O.J.: Made in America está procurando por uma vaga na disputa por Mérito Excepcional em Filmagem de Documentário no Emmy 2017. Outros candidatos podem ser LA 92 (NatGeo) e Bright Lights: Starring Carrie Fisher and Debbie Reynolds (HBO).
Já a categoria de Melhor Documentário/Especial pode ter novamente a presença da Netflix, após levar o prêmio com What Happened, Miss Simone? em 2016. Apesar de não falar oficialmente sobre o assunto, a plataforma promoveu exibições especiais de A 13ª Emenda para votantes do Emmy.
Por fim, a PBS está na disputa com outro indicado ao Oscar deste ano: Eu Não Sou Seu Negro. Porém, algo que pode atrapalhar o filme dirigido por Raoul Peck é o fato dele ainda estar sendo exibido em cinemas, arrecadando US$ 7 milhões nas bilheterias mundiais.
Os indicados ao Emmy 2017 serão revelados no dia 13 de julho. Já a cerimônia apresentada por Stephen Colbert acontece em 1º de setembro.