Rubén Aguirre, ator que interpretou o Professor Girafales no seriado Chaves (e muitos outros personagens em séries de Roberto Gomez Bolaños), morreu na manhã da última sexta-feira (17), no México, vítima de uma pneumonia.
Aguirre, que tinha 82 anos, foi o sexto ator do elenco principal de Chaves a partir. Os anteriores foram Ramón Valdés (1923 - 1988), o Seu Madruga; Raúl Padilla (1918 - 1994), o Jaiminho; Angelines Fernández (1922 - 1994), a Dona Clotilde; Horacio Gómez Bolaños (1930 - 1999), o Godínez; e Roberto Gomez Bolaños (1929 - 2014), o Chaves.
Nas redes sociais, atores que faziam parte do elenco de Chaves lamentaram o falecimento do eterno Professor Girafales.
Meu professor favorito descansa em paz. Hoje meu grande amigo Rubén Aguirre parte deste plano. Sentirei muito sua falta.
Edgar Vivar, o Sr. Barriga, ator que foi o primeiro a dar a notícia da morte de Aguirre para o mundo.
Mais 72 horas e teria conseguido te dar um abraço. Fica um sabor amargo, uma tristeza infinita e a sensação de vazio.
Vivar afirmou, horas depois do primeiro anúncio, que pretendia encontrar com Rubén no próximo domingo (19) para celebrar o aniversário do amigo, que completou 82 anos no último dia 15.
Muito triste. Perdi meu amigo, Rubén. Termina uma era maravilhosa, minhas condolências a sua família [...] Está terminando uma era, uma linda era de algo bom e mágico que nunca se repetirá
Florinda Meza, viúva de Roberto Gómez Bolaños, atriz que interpretou a Dona Florinda, interesse amoroso do Professor Girafales em Chaves.
Quero dar os meus pêsames a Chelo, mulher de Rubén Aguirre, e a seus filhos por essa grande perda. Que Deus os abençoe. Algum dia vamos encontrar toda a vizinhança no céu.
María Antonieta de las Nieves, intérprete da Chiquinha, prestou condolências à família do ator.
O AdoroCinema também prestou sua homenagem: