Pode comemorar! O futuro das exibições em 360° e com realidade virtual está se tornando realidade. Em Amsterdã, na Holanda, está oficialmente aberto o primeiro cinema permanente de realidade virtual do mundo. Uma experiência de completa imersão cinematográfica.
Diferente de uma sala de cinema comum, os espectadores se sentam em uma cadeira giratória, colocam um óculos super highthec (Nome Científico: Samsung Gear VR) e um par de fones de ouvido estrondoso (Nome Científico: Sennheiser HD 201). Ao invés de ficarem parados assistindo a uma projeção em tela, as pessoas podem girar livremente em suas cadeiras para aproveitarem as filmagens em 360°.
"Eu ainda estou recuperando o fôlego. Em algum momento eu pensei que isso realmente existia e que você ficava completamente nisso. Isso é muito estranho", diz um dos espectadores. Verdade seja dita, deve ser muito bizarro estar em um espaço com outras pessoas e ao mesmo tempo se sentir isolado em outro lugar.
De acordo com o website do cinema, pelo preço de € 12,50 (aproximadamente 53 reais) é possível desfrutar da sessão que dura meia hora, mas, não há informações sobre o que exatamente será exibido. Analisando o vídeo abaixo, parece que os filmes de realidade virtual, por enquanto, não possuem uma narrativa como estamos acostumados. Ao que tudo indica, é um compilado de vídeos para que o espectador mergulhe nessa nova tecnologia, como andar de helicóptero por Nova York (por esse preço tá valendo a pena).
Iniciativa da Samhoud Media, a companhia decidiu abrir um cinema fixo após fazer exibições itinerantes pela Europa. Há expectativas de que outras salas com tecnologia de realidade virtual sejam abertas, mas, nada de Brasil até agora. Portanto, caso esteja lendo essa notícia de Amsterdã ou com viagem marcada para a cidade, é só passar no seguinte endereço: Oosterdokskade 5, 1011.