Minha conta
    10 filmes que dizem ser baseados em fatos reais, mas não são

    Mentira tem perna curta!

    A indústria cinematográfica em geral adora um filme baseado em fatos reais. Afinal de contas, o fato daquilo que você vê na telona ter realmente acontecido traz um peso extra à história como um todo - e se tivesse acontecido comigo, o que faria? Só que, nem sempre, tudo que é anunciado como verídico realmente aconteceu.

    Nesta matéria especial apresentamos 10 filmes que afirmam categoricamente serem baseados em fatos reais... mas não são! Nossa busca pela verdade começa com...

    A Bruxa de Blair (1999)

    Talvez tenha sido a melhor (e mais esperta) campanha de marketing na história! Este filme de terror minúsculo, feito sem qualquer ator minimamente conhecido, se valeu da proposta estética do found footage (e do fato dele ainda ser desconhecido pelo grande público) para fazer com que o espectador acreditasse que realmente trazia o conteúdo de uma fita VHS perdida por três estudantes de Cinema, que simplesmente desapareceram.

    A campanha teve início na internet (onde mais?), com o lançamento de um site que apresentava a história como sendo real. Tudo era tão assustador que a fama logo se espalhou. Quando a estreia enfim chegou, o sucesso foi imediato: US$ 248,6 milhões nas bilheterias ao redor do planeta. Sendo que o orçamento gasto foi de apenas US$ 60 mil.

    E era tudo falso, é claro!

    Atividade Paranormal (2007)

    Há várias semelhanças entre este filme e A Bruxa de Blair: ambos são suspense/terror que usam o formato found footage, contam com pouquíssimos efeitos especiais, exploram o medo do que você não vê, fitas perdidas estão no centro da trama e custaram muito pouco. Até mesmo a campanha de marketing foi parecida, se valendo dos atores desconhecidos que interpretaram personagens com seus próprios nomes para dar a sensação de que era tudo verdade e realmente assustador - como esquecer do trailer que focava o público gritando de medo?

    Não funcionou tão bem quanto A Bruxa de Blair, até porque a proposta não era mais novidade, mas ainda assim foi um sucesso de bilheteria - e rendeu quatro sequências e dois spin-offs.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top