por Francisco Russo
No início de agosto fizemos uma enquete perguntando aos leitores do AdoroCinema qual filme deveria representar o país na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2014. O vencedor, com 15,41% dos votos, foi Faroeste Caboclo. Quarto colocado na pesquisa, O Som ao Redor acabou abocanhando a vaga após ser escolhido por uma comissão organizada pela Ancine. A pergunta que fazemos agora é: quais são as chances do filme no Oscar 2014?
Entretanto, é preciso antes explicar como funciona a categoria de melhor filme estrangeiro. Cada país convidado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas pode indicar um filme que tenha sido lançado comercialmente entre outubro do ano anterior e setembro do ano vigente. É o caso de O Som ao Redor, que estreou em circuito nacional em 4 de janeiro de 2013. Todos os candidatos enviados pelos países são avaliados por comissões da própria Academia, que pré-selecionam de oito a nove filmes. Desta última lista é que sairão os cinco indicados da categoria, que serão divulgados em 16 de janeiro de 2014.
Ou seja, O Som ao Redor terá que superar todo este processo para conquistar uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro, algo que o Brasil não consegue desde Central do Brasil (1999). E então, você acha que ele tem chances? Não deixe de enviar também seu comentário, pois os melhores textos serão divulgados na notícia com o resultado desta enquete, que será divulgado na próxima quarta-feira, 2 de outubro.
LEIA MAIS: