por Lucas Salgado
O mundo dá mesmo muitas voltas... A organização internacional WikiLeaks, conhecida por divulgar documentos confidenciais, realizou uma inusitada forma de protesto contra o filme O Quinto Poder, que conta a história do polêmico fundador do grupo, Julian Assange. E a forma encontrada de protestar foi justamente vazar o roteiro da produção antes de seu lançamento nos cinemas.
Além de divulgar o roteiro de The Fifth Estate, o Wikileaks publicou um texto contestando vários dados mostrados pelo longa. Segundo o site, o filme informa de forma equivocada que a organização teria causado danos à mais de dois mil informantes e que também estaria mentindo ao dizer que Assange tem o costume de tingir os cabelos.
Recentemente, o protagonista Benedict Cumberbatch (O Hobbit: A Desolação de Smaug) revelou que o próprio Assange entrou em contato com ele pedindo para não aceitar o papel e que quase desistiu do filme por causa disso. A trama é baseada nos livros "Os Bastidores do WikiLeaks - A História do Site Mais Controverso dos Últimos Tempos Escrita Pelo Seu Ex-Porta Voz", de Daniel Domscheit-Berg, e "WikiLeaks - A Guerra de Julian Assange contra os Segredos de Estado", de David Leigh.
Por sinal, Daniel Domscheit-Berg é um dos personagens do longa, sendo vivido por Daniel Brühl (Rush - No Limite da Emoção). O Quinto Poder chega aos cinemas brasileiros no dia 25 de outubro. Antes disso, passa no Festival do Rio.
O Quinto Poder