por Bruno Carmelo
Depois de dar uma ótima nota para Homem de Ferro 3, nesta semana a comunidade de Amigos do AdoroCinema avaliou a maior estreia brasileira em muitos meses: Somos Tão Jovens, a cinebiografia de Renato Russo (interpretado por Thiago Mendonça), desde a adolescência até o sucesso na banda Legião Urbana. A crítica do AdoroCinema fez algumas ressalvas, mas gostou do filme, e a experiência parece ter sido semelhante com os blogueiros: apesar de desaprovar alguns aspectos pontuais, como a falta de ousadia, a maioria parabenizou as atuações e o uso da trilha sonora, avaliando o filme com uma boa média de 3,2/5.
Você concorda com a comunidade de blogueiros? Se tiver um blog de cinema e quiser integrar o grupo de Amigos do AdoroCinema (podendo ganhar ingressos, participar de pré-estreias, entre outros), veja como participar. Lembre que você também pode dar sua nota para Somos Tão Jovens, e escrever a sua crítica.
Fala Cinéfilo: "Por conta deste excelente conjunto técnico que ‘Somos tão Jovens’ é e será considerado como um dos maiores lançamentos de 2013. Um filme com múltiplos significados, intencionalidades e qualidades". Leia a crítica completa, escrita por Ângelo Costa. Nota: 5/5.
Cinema Detalhado: "Sem expectativas demasiadas, pode-se divertir um bocado com a volta no tempo que o filme propõe. Uma época de pouca tecnologia, certa ingenuidade, muita amizade e pouco comodismo". Leia a crítica completa, escrita por Celo Silva. Nota: 4/5.
Chovendo Sapos: "Somos tão Jovens opta por um estilo padronizado de narrativa para não aborrecer públicos mais conservadores, evitando também qualquer flerte com temas polêmicos relacionados à vida do músico". Leia a crítica completa, escrita por Wanderley Teixeira. Nota: 3,5/5.
CinePipocaCult: "Somos Tão Jovens é um filme-homenagem. Um resgate de uma força que nunca ficou adormecida de uma legião que se espalhou pelos anos 80 no Brasil". Leia a crítica completa, escrita por Amanda Aouad. Nota: 3/5.
Lixeira Dourada: "Vale a pena ver? Vale sim, até porque é um bom filme brasileiro, em comparação ao "E aí, Comeu" e derivados, e minhas críticas são realmente direcionadas ao roteiro e à direção". Leia a crítica completa, escrita por Jess Weiss. Nota: 3/5.
CCine10: "Mesmo com esse problema apontado (fisicamente, Thiago Mendonça não lembra Renato Russo) o roteiro e a direção têm o mérito de saber utilizar as canções marcantes de Renato como um impulso narrativo da trama". Leia a crítica completa, escrita por Kadu Silva. Nota: 3/5.
Book(Post)It!: "Fundamentalmente realística, a cinebiografia que retrata a juventude de Renato Russo funciona de forma nostálgica e imparcial na telona". Leia a crítica completa, escrita por Willian Thains. Nota: 3/5.
Tem um Coelho no Cinema: "Uma biografia musical interessante que vale mais pela trilha e visual do que para conhecer esse Renato que muitos nem imaginavam existir". Leia a crítica completa, escrita por Fernando Coelho. Nota: 3/5.
Duas Faces do Cinema: "Somos Tão Jovens sofre de falta de profundidade [...] Mas o filme ainda diverte, brinca com suas ideias, parte para um humor inesperado e pode até emocionar os mais sensíveis". Leia a crítica completa, escrita por Arthur Gadelha. Nota: 3/5.
Toca do Cinéfilo: "Inofensivo. Essa palavra resume bem o filme sobre a juventude de Renato Russo. O diretor Antonio Carlos de Fontoura leva aos cinemas um episódio alongado de Malhação". Leia a crítica completa, escrita por Michel Simões. Nota: 2/5.
Somos Tão Jovens