As reviravoltas nos roteiros de Christopher Nolan se tornaram as favoritas de muitos espectadores. O diretor de títulos como Batman - Cavaleiro das Trevas, A Origem e Interestelar sempre desafia as expectativas do público, conquistando um lugar privilegiado na história do cinema. Seu estilo inconfundível faz de cada uma de suas estreias um evento em si – e Tenet não foi exceção. Lançado em 2020, o filme conseguiu chamar a atenção global, mas também deixou a maioria dos espectadores um tanto confusa.
Tenet é um suspense de espionagem e ficção científica em que John David Washington interpreta um agente da CIA conhecido simplesmente como “O Protagonista”. Sua missão é descobrir uma ameaça que vai além da guerra nuclear e envolve a manipulação do tempo, um conceito que Nolan chama de “inversão”.
Ao longo do filme, o Protagonista, ao lado de seu parceiro Neil (Robert Pattinson), deve enfrentar o mafioso russo Andrei Sator (Kenneth Branagh), que tem a capacidade de reverter o fluxo temporal de objetos e pessoas, permitindo que eles retrocedam no tempo.
Apesar das opiniões divididas, a Academia de Hollywood incluiu o filme em duas categorias diferentes no 93º Oscar. Tenet foi julgado em Melhores Efeitos Visuais e Melhor Design de Produção, levando para casa o prêmio na primeira categoria. A equipe conseguiu cenas de combate inovadoras nas quais personagens e objetos se moviam em direções temporais opostas, uma conquista técnica. Essa capacidade de transformar o tempo em um personagem da narrativa é uma das características mais marcantes de Nolan.
Um quebra-cabeça que não precisa ser resolvido
Os espectadores saíram do cinema tão confusos que o próprio Nolan teve que explicar que não é necessário entender o filme perfeitamente: “Se você está vivenciando o filme, então você o está entendendo”. Segundo o diretor, o importante é se deixar levar pela experiência sensorial e visual do filme, sem focar em descobrir o que significa cada peça do seu complicado quebra-cabeça.
“Não é um quebra-cabeça a ser desvendado, mas uma experiência a ser vivida, de preferência no cinema, mas também em casa, espero que de forma ininterrupta. É uma experiência a ser vivida, esse é o objetivo, essa é a sensação. Todo o resto, se as pessoas estiverem interessadas em falar ou debater mais sobre o assunto, se as ideias ressoarem, isso é um grande bônus.”
Atualmente, o filme tem pontuação de 70% no Rotten Tomatoes, valor baixo se comparado aos demais trabalhos de Nolan. O consenso o define como “um quebra-cabeça visualmente deslumbrante para os amantes do cinema, que oferece todo o espetáculo cerebral que o público espera de uma produção de Christopher Nolan”.
Embora Tenet não esteja no topo entre os melhores filmes do diretor, o filme conseguiu superar as expectativas de bilheteria ao arrecadar mais de 365 milhões de dólares em meio à pandemia de Covid-19, demonstrando que mesmo suas propostas mais complexas conseguem atrair público.
Você pode redescobrir ou ver o filme pela primeira vez nos catálogos do Prime Video e da Max.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!