Minha conta
    O melhor filme de terror do mundo comemora seu 50º aniversário e ainda surpreende até Quentin Tarantino
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Bem-vindo ao caos e ao horror mais absoluto.

    O gênero de terror evoluiu a passos gigantescos desde seus primórdios, tornando-se uma das categorias mais influentes e amadas do cinema. Desde clássicos como O Exorcista até os fenômenos modernos de terror psicológico, o gênero conseguiu aterrorizar gerações inteiras. Apesar disso, poucos títulos conseguiram ser batizados como um "filme perfeito" por Quentin Tarantino, e esse é o caso de O Massacre da Serra Elétrica (1974). Esta obra-prima de Tobe Hooper continua sendo, 50 anos após seu lançamento, um dos longas-metragens mais arrepiantes e perturbadores de todos os tempos.

    Hooper consegue criar uma atmosfera de horror visceral com muito pouco, pois O Massacre da Serra Elétrica foi filmado com um orçamento bastante reduzido. O filme se destaca por seu estilo quase documental e pela forma como sugere mais do que mostra, deixando-nos com uma sensação de desconforto que perdura muito depois de vermos os créditos finais do filme. Esta abordagem minimalista faz com que assisti-lo seja uma experiência aterrorizante e inesquecível.

    Seu enredo é tão simples quanto aterrorizante: um grupo de cinco jovens que viajam pela zona rural do Texas se depara com uma família de canibais liderada por Leatherface, um assassino com uma motosserra. O que realmente faz o filme ser aterrorizante não é apenas a violência ou os sustos, mas a sensação de isolamento e desespero que ele faz você sentir. Desde a primeira cena, com os arrepiantes relatórios de rádio sobre crimes e saques, até o clímax na casa da família Leatherface, Hooper mergulha o espectador no caos e no horror mais absoluto.

    Bryanston Pictures / Vortex

    Um filme perfeito que se mantém intacto

    Tarantino, um dos cineastas mais influentes do nosso tempo, expressou em várias ocasiões sua admiração por O Massacre da Serra Elétrica. Em uma entrevista com Jimmy Kimmel, o diretor o classificou como um dos poucos "filmes perfeitos" que existem. Segundo Tarantino, criar um filme perfeito é extremamente difícil: "Pode não ser do seu agrado, mas não há nada que você possa dizer para torná-lo ruim".

    O Massacre da Serra Elétrica é o claro exemplo de que um filme, quando bem feito, pode transcender gerações. Enquanto o gênero continua evoluindo, é impossível não olhar para trás e reconhecer o impacto que este filme teve na história do cinema.

    O Massacre da Serra Elétrica
    O Massacre da Serra Elétrica
    Data de lançamento 28 de agosto de 1987 | 1h 23min
    Criador(es): Tobe Hooper
    Com Marilyn Burns, Allen Danziger, Paul A. Partain
    Usuários
    4,0
    Assistir em streaming

    *Conteúdo Global do AdoroCinema

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top