Minha conta
    Ficção científica produzida por mais de 40 anos foi influenciada por cidades brasileiras
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Sob comando do diretor de O Poderoso Chefão, filme chega aos cinemas neste mês.

    Megalópolis talvez seja uma das ficções científicas mais aguardadas e polêmicas de 2024. Da mente por trás de O Poderoso Chefão e Apocalypse Now, Francis Ford Coppola, o longa chega aos cinemas brasileiros neste mês após uma ambiciosa produção que levou mais de 40 anos para ser concluída. O que muitos não sabem é que o longa tem referências a uma cidade brasileira, fruto de uma pesquisa feita pelo cineasta no início dos anos 2000.

    Descrito pela imprensa internacional como uma fábula romana épica ambientada em uma América moderna, a trama acontece na cidade de Nova Roma. Este espaço é palco de um conflito épico entre Cesar Catilina, um artista genial a favor de um futuro utópico e idealista, e seu opositor, o ganancioso prefeito Franklyn Cicero. Entre os dois está Julia Cicero, com a lealdade dividida entre seu pai e seu amado, tentando decidir sobre qual futuro a humanidade merece.

    Financiado pelo próprio diretor, o projeto é estrelado por Adam Driver, Giancarlo Esposito e Nathalie Emmanuel.

    Esta ficção científica nem estreou e já está se tornando um pesadelo: Trailer polêmico e pedido de desculpas de estúdio

    O Brasil em Megalópolis

    Francis Ford Coppola

    Em 2003, Francis Ford Coppola veio ao Brasil. Ao visitar Curitiba, após ouvir elogios sobre a cidade, a ideia do realizador era gravar um pedaço de Megalópolis na região. É curioso que desde a época, o seu conceito do longa não mudou muito, já que seu interesse era usar as locações paranaenses para ilustrar uma Nova York utópica - algo que, conceitualmente, chegou ao corte final. Aliás, um de seus maiores interesses era o transporte coletivo local, como relata uma matéria da Folha de Londrina publicada naquele ano.

    Segundo a Folha de S. Paulo, o cineasta queria entender como uma grande cidade pode sobreviver ao costumeiro caos urbano sem os típicos problemas de qualquer metrópole, ainda mais com soluções inventivas sem grandes investimentos.

    É um dos filmes de ficção científica mais esperados do ano, mas o diretor demitiu toda a equipe de efeitos visuais

    "O diretor disse que a capital do Paraná reúne ideias que vão estar no filme", relata o veículo. "Para Coppola, o sistema de transporte coletivo de Curitiba, por exemplo, impede que as ruas fiquem lotadas de carros e apareçam congestionamentos. O sistema tem linhas que passam por vias exclusivas, o que aumenta a velocidade e a pontualidade dos ônibus. Ele achou a cidade limpa, elogiou o programa de reciclagem do lixo, mas chamou a atenção pelo fato de ter encontrado muitos prédios e fachadas pichados."

    Coppola ficou por 8 dias em Curitiba e chegou em Foz do Iguaçu em 11 de agosto com a mesma motivação. Ainda que não existam muitos comentários sobre essa visita, ele ficou encantado: “Essa região é espetacular. Voltarei o mais breve possível, provavelmente em abril de 2004, e da próxima vez trarei minha família para compartilhar todas essas maravilhas”, disse ele ao conhecer Itaipu, de acordo com o portal H2FOZ.

    O2 Play

    Posteriormente, os planos do cineasta ainda cruzaram com Salvador e Rio de Janeiro, mas não existem muitos relatos sobre a viagem. No mais, há 21 anos, o diretor absorveu muitos elementos da arquitetura brasileira para chegar a conceitos que estarão nos cinemas em breve - algo que provavelmente poderá ser notado pelo público nacional.

    Megalópolis chega aos cinemas brasileiros pela O2 Play em 31 de outubro.

    Megalópolis
    Megalópolis
    Data de lançamento 31 de outubro de 2024 | 2h 18min
    Criador(es): Francis Ford Coppola
    Com Adam Driver, Giancarlo Esposito, Nathalie Emmanuel
    Usuários
    2,5
    Adorocinema
    4,0
    Ver sessões (11)

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top