O Poço 2 já chegou ao catálogo da Netflix causando tanto burburinho quanto sua primeira parcela, lançada no auge da pandemia de COVID-19 em 2020. Mas, o que exatamente atrai o interesse de tantos espectadores? A trama, que é uma espécie de metáfora para falar de desigualdade social, dá protagonismo a um elemento muito primário para a sobrevivência humana: a comida. Ou melhor, a escassez dela.
Nessa prisão vertical, que como o título sugere, se trata de uma espécie de poço, a comida desce do nível 1 ao 333. Um banquete completo começa a descer no primeiro nível, mas quando chega ao último, quase não restam pratos cheios sobre a mesa. A comida acaba muito antes de completar a sua viagem, gerando conflitos entre os presos, que passam a se enfrentar feito animais selvagens.
A comida de O Poço é real?
Sendo quase um personagem na trama, no início das filmagens, a comida na plataforma era real. Quem revela essa curiosidade dos bastidores é a atriz Milena Smi. Porém, segundo a entrevista da protagonista de O Poço 2, na edição espanhola da Infobae, o cheiro começou a incomodar e se espalhar por todo o cenário. Então, optou-se por utilizar representações artificiais.
"Éramos 40 pessoas presas num buraco. E também, no início a comida na plataforma era real. Os dias foram passando e cheirava mal. Acho que foi frango ou algum peixe. Mas quando começamos a sentir vontade de vomitar, trocaram por material de ‘adereços’, graças a Deus" disse a atriz (Via: El Comercio Peru).
O próprio diretor Galder Gaztelu-Urrutia reconheceu que o cenário “cheirava muito mal”: “Grande parte da comida do filme é real e, nas temperaturas do set, no final começou a cheirar bastante mal [...] Muitas pessoas tiveram dificuldade em comer durante essas semanas”, declarou numa entrevista que concedeu ao El Español.
Vai ter O Poço 3? Diretor do filme da Netflix sabe qual caminho seguir, mas há uma condiçãoNa primeira parcela da saga, ninguém se importava com os que estavam em níveis abaixo. Sendo um verdadeiro cada um por si. A trama da sequência, por sua vez, apresenta novas regras: Cada indivíduo deve respeitar a ração que o outro escolheu antes de entrar no Poço. É a lei. Caso contrário, as consequências podem ser graves. Mas à medida que o medo e a violência tomam conta da prisão, nasce a dúvida: quem garante que as regras serão cumpridas?
Os dois filmes de O Poço estão disponíveis na Netflix.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!