Minha conta
    É um dos 10 dramas policiais que você precisa ter visto na vida: 51 anos depois, ainda é classificado entre as obras-primas do gênero
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Dirigido em 1973 por Sidney Lumet, com Al Pacino no papel principal, Serpico está entre os 10 clássicos do drama policial que os fãs do gênero precisam ver.

    Há alguns anos, a redação do site francês AlloCiné, parceiro do AdoroCinema, debateu longamente para resolver uma questão crucial para todo amante de filmes e que talvez tenha atraído você para este artigo: quais são os imperdíveis do gênero policial/thriller que você deve ver na vida?

    Após muita discussão, a redação conseguiu elaborar um top 10 dos dramas policiais que são obrigatórios. E entre Os Bons Companheiros de Martin Scorsese, Pacto de Sangue de Billy Wilder ou ainda O Samurai de Jean-Pierre Melville, com o falecido Alain Delon, a lista cobre um espectro bastante amplo e evocativo do gênero.

    Mas entre eles, um chamou particularmente nossa atenção, considerado um dos clássicos do gênero: Serpico, dirigido por Sidney Lumet, lançado em 1973 nos Estados Unidos, portanto há 51 anos este ano.

    Paramount Pictures

    O filme apresentava Al Pacino no papel de Frank Serpico, um policial íntegro que decide denunciar a corrupção generalizada dentro da polícia de Nova York. Vestido à paisana, ele percorre as ruas incógnito. Mas a pressão de seus colegas é tanta que ele viverá um verdadeiro inferno.

    Da visualização de Serpico fica uma lembrança que se sobrepõe a todas as outras: o magnetismo animal de Al Pacino, que domina a tela em cada plano, magnificamente dirigido por Lumet. A luta justa, mas quase desesperada de Serpico (que realmente existiu) o torna um personagem obviamente cativante e comovente, nos antípodas do Michael Corleone que ele acabara de interpretar em O Poderoso Chefão.

    Serpico tem um realismo palpável, em uma Nova York mostrada como suja e sórdida. Serpico está sozinho contra todos, e Lumet consegue capturar essa solidão colocando gradualmente os outros personagens diante dele e nunca com ele. Por sua vez, Pacino mistura vulnerabilidade e ferocidade em uma performance que foi merecidamente indicada ao Oscar.

    Serpico está disponível para aluguel ou compra digital nos catálogos Amazon e Apple TV.

    Serpico
    Serpico
    Data de lançamento 1 de junho de 2021 | 2h 10min
    Criador(es): Sidney Lumet
    Com Al Pacino, John Randolph, Jack Kehoe
    Usuários
    3,9
    alugar ou comprar

    *Conteúdo Global do AdoroCinema

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top