Há alguns anos, a redação do site francês AlloCiné, parceiro do AdoroCinema, debateu longamente para resolver uma questão crucial para todo amante de filmes e que talvez tenha atraído você para este artigo: quais são os imperdíveis do gênero policial/thriller que você deve ver na vida?
Após muita discussão, a redação conseguiu elaborar um top 10 dos dramas policiais que são obrigatórios. E entre Os Bons Companheiros de Martin Scorsese, Pacto de Sangue de Billy Wilder ou ainda O Samurai de Jean-Pierre Melville, com o falecido Alain Delon, a lista cobre um espectro bastante amplo e evocativo do gênero.
Mas entre eles, um chamou particularmente nossa atenção, considerado um dos clássicos do gênero: Serpico, dirigido por Sidney Lumet, lançado em 1973 nos Estados Unidos, portanto há 51 anos este ano.
O filme apresentava Al Pacino no papel de Frank Serpico, um policial íntegro que decide denunciar a corrupção generalizada dentro da polícia de Nova York. Vestido à paisana, ele percorre as ruas incógnito. Mas a pressão de seus colegas é tanta que ele viverá um verdadeiro inferno.
Da visualização de Serpico fica uma lembrança que se sobrepõe a todas as outras: o magnetismo animal de Al Pacino, que domina a tela em cada plano, magnificamente dirigido por Lumet. A luta justa, mas quase desesperada de Serpico (que realmente existiu) o torna um personagem obviamente cativante e comovente, nos antípodas do Michael Corleone que ele acabara de interpretar em O Poderoso Chefão.
Serpico tem um realismo palpável, em uma Nova York mostrada como suja e sórdida. Serpico está sozinho contra todos, e Lumet consegue capturar essa solidão colocando gradualmente os outros personagens diante dele e nunca com ele. Por sua vez, Pacino mistura vulnerabilidade e ferocidade em uma performance que foi merecidamente indicada ao Oscar.
Serpico está disponível para aluguel ou compra digital nos catálogos Amazon e Apple TV.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!