Você está confortavelmente deitado em sua cama em um sábado à noite, e sem compromisso algum, é a oportunidade perfeita para assistir a um filme que acabou de estrear. Entretanto, aquela série que você já viu milhares de vezes pisca do canto do catálogo, e mais uma vez você não consegue resistir à tentação e acaba dando play nela.
Não seria absurdo algum dizer que a maior parte dos espectadores já passou por uma situação parecida, deixando de conferir algo inédito para optar por uma produção mais familiar. Não por acaso, o fenômeno tem sido objeto de estudo para alguns especialistas, e ele tem muito a dizer sobre o ser humano.
Por que gostamos tanto de filmes violentos? Ciência explicaPOR QUE ASSISTIMOS REPETIDAMENTE A UM FILME OU SÉRIE?
Segundo o site Imperium Publication, a pesquisadora e psicóloga Tanya Percy Vasunia descreve o ato de assistir repetidamente a um filme ou série como algo “autoconsolador em tempos incertos”, semelhante a reencontrar velhos amigos. Ela diz:
"Quando você sabe o que vai acontecer, é extremamente relaxante. Usar seus programas de TV favoritos como um meio de escapar é um exercício de relaxamento porque esses personagens estão perto de você."
Em outras palavras, assistir novamente a algo é uma maneira simples de regular suas emoções quando elas saem do controle. Outra psicóloga, Pamela Rutledge, afirma que o movimento pode ser extremamente terapêutico se você estiver se sentindo ansioso, colocando: "Pode criar uma sensação de segurança em um nível primitivo".
Embora você provavelmente perceba alguns detalhes que perdeu ao longo do caminho, esta falta de imprevisibilidade no repetido é exatamente o que acaba sendo reconfortante. Saber o final de uma produção de antemão garante que você terá a recompensa emocional que procura, atuando como uma espécie de zona de conforto.
Além disso, o conforto que o público sente ao rever a mesma coisa é uma das variáveis que alimentam a tendência de reboots e remakes da indústria hollywoodiana atual. Nos últimos anos, é gritante o aumento nos revivals das mais diversas franquias, o que pode apontar para uma sociedade mais fragilizada psicologicamente.
***
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.