Em 1973, No Mundo de 2020 era lançado nos cinemas. Adaptando o romance Make Room! Make Room! de Harry Harrison, o filme se tornou um clássico da ficção científica atrozmente pessimista, cujo discurso de catástrofe ecológica e humana infelizmente não perdeu nada de sua força.
Mas, apesar do status do longa, o autor da obra original não ficou tão satisfeito com o resultado. Em um antigo post publicado em seu blog, intitulado A cannibalised novel becomes Soylent Green (Um romance canibalizado se torna No Mundo de 2020), o autor do romance desceu a lenha na adaptação - mais especificamente, seu roteiro.
“Como é típico em Hollywood, o autor do livro em que este filme se baseia foi maltratado. Todos os truques habituais foram usados: uma empresa falsa foi criada para encobrir o fato de que era, na verdade, a MGM comprando os direitos do filme; evitaram que o autor tivesse qualquer controle sobre o roteiro - e, claro, a contabilidade criativa garantiu que nenhum lucro do filme fosse transferido", escreveu ele no início da postagem.
Segundo ele, a MGM demonstrou pouco entusiasmo por um tema - as consequências da superpopulação - considerado banal. Daí a ideia dos roteiristas de introduzir o tema do canibalismo no cerne da revelação final.
“Foi nesse momento que entrei em cena, imediatamente impressionado com dois fatos incontornáveis: a competência verdadeiramente profissional de todos os que participaram na realização do filme e a qualidade verdadeiramente pavorosa do roteiro, que transformou e esvaziou o romance do qual foi tirado."
Harrison foi contratualmente proibido de alterar o roteiro de qualquer forma. No entanto, ele não hesitou em fazer um certo número de comentários. "Estou satisfeito com este filme? Eu diria que 50% sim. [...] A mensagem do livro foi entregue. Foi uma experiência emocionante ver um grande filme produzido por um grande estúdio. Em última análise, No Mundo de 2020 funciona como um filme, ele se move, mantém você interessado, e é visualmente emocionante."
O filme está disponível para compra ou aluguel no Prime Video.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!