Com músicas cativantes e temas familiares sensíveis, O Rei Leão é eleito como o melhor filme da Disney de todos os tempos. E não por acaso, a história da ascensão do pequeno Simba (Matthew Broderick) consegue arrancar lágrimas e risadas na mesma proporção. No entanto, há certos detalhes dessa produção que a Disney gostaria que as pessoas parassem de falar sobre, como a polêmica de que O Rei Leão possa ter copiado um anime dos anos 60. Há também outro escândalo que não repercutiu tanto, mas que ainda gera algumas discussões pela internet.
A polêmica está no pôster de relançamento do filme em 2002. A imagem mostra o espírito de Mufasa (James Earl Jones) no céu olhando para seu filho, Simba, remetendo-se a uma das cenas mais tocantes do longa. Porém, o design que era para ser emocionante, acabou despertando uma imaginação controvérsia no público. Algumas pessoas conseguiram ver, olhando de perto, uma mulher fazendo topless de costas no focinho de Mufasa. Seu nariz pode ser visto como a calcinha, enquanto a parte de cima do focinho pode remeter aos braços abertos.
Antes que possam criar mais teorias em cima dessa miragem, o designer do pôster não traz essa mulher seminua propositalmente. Isso não passa do querer público de encontrar piadas e possíveis referências adultas em projetos infantis. E essa não é a única vez que O Rei Leão se viu envolvido em tais controvérsias.
Em um corte do filme, Simba se joga de bruços no chão perto de um penhasco levantando um monte de poeira no ar. Muitas pessoas afirmaram que se você olhar bem atentamente para essa poeira, é possível ver a palavra "SEX" escrita. O animador Tom Sito veio a público esclarecer que a palavra era para ser "SFX", como um comprimento para o departamento de efeitos especiais. Por conta dessa confusão, para o relançamento do IMAX em 2002 e o lançamento do DVD em 2003, a Disney decidiu escurecer as letras inteiramente.
Na maioria das vezes, os animadores tentam escapar das piadas adultas em filmes infantis, ainda mais quando elas nem deveriam existir em primeiro lugar! Isso fica como um lembre para futuras produções, como o live action que estreia ainda esse ano, em dezembro, Mufasa: O Rei Leão, — spin-off sobre a história do pai de Simba antes dele ser o grande rei da selva — que em uma época onde é possível pausar e passar cena a cena de um filme, se houver algo mais explícito a ser encontrado, o público vai descobrir.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!