No contexto da Segunda Guerra Mundial, acompanhamos os esforços do chefe de estação, Labiche, que tenta impedir que o Coronel Franz parta de trem carregando preciosas obras de artes francesas, enquanto as forças aliadas se aproximam de Paris. Assim, tanto o retardo do trem quanto o combate devem atender a uma demanda peculiar: nenhum dos quadros pode ser danificado no processo.
Para quem não conhece, esta é a premissa de O Trem, um longa-metragem de guerra que chegou aos cinemas em 1964. A produção ficou conhecida por apaixonados pela sétima arte como uma das melhores obras do gênero, dirigida por John Frankenheimer e também por Arthur Penn.
Este filme de guerra de Steven Spielberg é completamente subestimado e conta uma história muito especialO TREM CONTOU COM BASTIDORES CONTURBADOS
Frankenheimer chegou ao projeto de última hora, visto que Burt Lancaster, ator protagonista, estava insatisfeito com a abordagem de Penn para a trama. O último foi então prontamente demitido, e o conceituado cineasta responsável por O Homem de Alcatraz, contratado.
De intensidade que domina suas mais de duas horas de filmagem e um roteiro impecável - no qual muitas mudanças foram feitas após a saída de Penn -, The Train (no original) oferece o material perfeito para que o elenco brilhe. Lancaster consegue transmitir impecavelmente a determinação obsessiva de um personagem disposto a tudo para cumprir sua missão - assim como o resto do time de astros.
No Rotten Tomatoes, O Trem aparece com a aprovação de 95% da imprensa especializada, assim como 89% do público. O consenso é de que temos em mãos uma obra “maravilhosamente tensa e atmosférica”, filmada em um glorioso "widescreen europeu".
Se tudo isso não bastasse, vale ressaltar que o longa ainda é de fácil acesso, estando disponível para aluguel ou compra no Prime Video e também na Apple TV.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!