Há 80 anos, em 6 de junho de 1944, aconteciam os desembarques na Normandia que consistiram nas operações do Dia D, no qual quase 160 mil tropas aliadas chegaram à região e pegou nazistas de surpresa - um ato decisivo no desfecho da Segunda Guerra Mundial.
Uma obra-prima de Steven Spielberg que retrata o período, O Resgate do Soldado Ryan é um daqueles filmes que todos que adoram cinema devem prestigiar. Lançado nos cinemas em 1998, o longa leva o espectador à praia de Omaha, enquanto as forças aliadas desembarcam.
O melhor filme de guerra segundo Steven Spielberg: Quase ninguém conhece o épico de duas horas e meiaMiller (Tom Hanks) deve liderar seu esquadrão atrás das linhas inimigas em uma missão particularmente perigosa: encontrar e devolver com segurança o soldado James Ryan (Matt Damon), cujos três irmãos morreram em combate no espaço de três dias. À medida que o esquadrão avança em território inimigo, os homens de Miller fazem perguntas a si próprios. Deveríamos arriscar a vida de oito homens para salvar apenas um?
“Eu não queria vir com minha equipe para glorificar o que aconteceu. Tentei permanecer verdadeiro e cru”, disse Steven Spielberg sobre o projeto. O cineasta americano opta assim pelo realismo total: câmera trêmula, perto de rostos pálidos e corpos desmembrados, som contínuo de metralhadoras... O resultado é impressionante.
1000 extras, 4 milhões de entradas e 5 Oscars
Entre tantos momentos emblemáticos, O Resgate do Soldado Ryan é comumente lembrado pela cena extraordinária do desembarque na Praia de Omaha. Filmada com mais de 1000 figurantes, incluindo 250 soldados do exército irlandês, é simplesmente uma das maiores sequências do cinema. Um quarto de século depois, o impacto destes 20 minutos alucinantes ainda é forte.
Levado por uma trilha sonora original de John Williams, o filme é um monumento que literalmente tira o fôlego. Um enorme sucesso de público com mais de 4 milhões de entradas nos cinemas franceses, O Resgate do Soldado Ryan recebeu cinco estatuetas no Oscar, incluindo Melhor Diretor para Steven Spielberg e Melhor Fotografia para Janusz Kaminski.
Clint Eastwood afirma que são os 6 melhores filmes que dirigiu: Vários dos títulos mais lendários de sua carreira ficam de foraAlém de ser prestigiado em muitos âmbitos, a narrativa ainda nos permitiu descobrir jovens atores como Edward Burns, Barry Pepper , Giovanni Ribisi e um certo... Vin Diesel!
Atualmente, O Resgate do Soldado Ryan pode ser visto no catálogo do Globoplay. Também pode ser acessado através de plataformas digitais de compra ou aluguel.
*Conteúdo Global AdoroCinema
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!