É curioso ver como a tecnologia evoluiu nas últimas décadas de forma constante e acelerada. Visível nas telonas, diversas ferramentas tornaram muitas coisas visuais impossíveis em algo costumeiro na sétima arte. Todavia, sempre existem questões que precisam de regulamentação e análise, como são os casos do uso de inteligência artificial.
Recentemente, declarações do CEO da Sony Pictures Entertainment, Tony Vinciquerra, geraram polêmicas e críticas à empresa. Ao abordar novas estratégias do estúdio nas vindouras produções cinematográficas e televisivas, o executivo citou o uso de IA.
“Estaremos procurando maneiras de usar inteligência artificial para produzir filmes para cinemas e televisão de maneiras mais eficientes, usando principalmente IA”, disse o executivo durante uma conferência para investidores realizada no Japão.
Homem-Aranha: O novo Aranhaverso chega nesta semana, mas não no cinemaApesar de ter mencionado o uso do recurso, o executivo afirmou que essa prática estaria de acordo com os recentes resultados da greve dos atores e roteiristas. “Os acordos que resultaram das greves do ano passado e os acordos que resultarão das [negociações] IATSE e Teamster definirão aproximadamente o que faremos com a IA”, afirmou.
Em meio a estas controvérsias, Homem-Aranha: Além do Aranhaverso foi alvo de teorias e especulações sobre a utilização do recurso na produção do terceiro filme da franquia de Miles Morales. Justamente por nenhuma dessas informações ter passado por meios oficiais, o produtor Chris Miller resolveu esclarecer alguns pontos sobre esses rumores após uma publicação viralizar.
"Querida Sony Animation, mantenha a IA generativa longe de Homem-Aranha: Além do Aranhaverso. A IA rouba os empregos das pessoas e não produz nada além de lixo. Não queremos isso nem perto deste filme ou de qualquer outro filme. Por favor, mantenha isso longe do processo de filmagem. Obrigado", escreveu um usuário do X (Twitter) no último fim de semana.
Em resposta, o cineasta foi incisivo: "Não há IA generativa em Além do Aranhaverso e não terá", escreveu ele. "Um dos principais objetivos desses filmes é criar novos estilos visuais que nunca foram vistos em um filme de estúdio em computação gráfica, e não roubar a média genérica e plagiada de outros artistas."
Ainda não há uma data para Homem-Aranha: Além do Aranhaverso, mas espera-se que o filme chegue aos cinemas entre o fim deste ano e meados de 2025. Enquanto isso, é possível assistir Através do Aranhaverso na Max e o primeiro filme no Prime Video.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!