O Segredo de Brokeback Mountain foi um dos primeiros grandes sucessos comerciais a tematizar o amor entre dois homens. Lançado em 2005, o filme de faroeste do diretor Ang Lee mostra uma diversidade sexual ainda pouco vista no cinema na época, e também apresenta um dos melhores trabalhos dos protagonistas Heath Ledger e Jake Gyllenhaal. No entanto, a representação LGBTQ+ é apenas um dos muitos motivos para assistir ao filme.
O Segredo de Brokeback Mountain mostra o amor de dois cowboys
Em O Segredo de Brokeback Mountain, vivenciamos o caso de amor entre o fazendeiro Ennis del Mar (Heath Ledger) e o peão de rodeio Jack Twist (Jake Gyllenhaal). Os dois são encarregados de pastorear um rebanho de ovelhas em Wyoming durante o verão de 1963 e se apaixonam um pelo outro durante esse trabalho.
Depois do verão, eles seguem caminhos separados, pois não podem viver seu amor publicamente sob os rígidos padrões morais da província dos Estados Unidos. Ambos se casam com mulheres, só que têm mais relacionamentos de conveniência do que casamentos felizes.
Pelo menos há um reencontro entre Ennis e Jack. Eles viajam para as montanhas remotas várias vezes por ano para viver seu amor. Mas isso não é suficiente para os dois, e é por isso que eles fazem uma última tentativa desesperada.
Um dos melhores filmes LGBTQ+ de todos os tempos
Em termos de críticas, O Segredo de Brokeback Mountain tem uma aprovação de 88% no Rotten Tomatoes. No AdoroCinema, o filme foi avaliado pelos espectadores com uma média de 4,1 de 5 estrelas. Além disso, foi indicado a oito categorias no Oscar de 2006, ganhando três prêmios: melhor direção para Lee, melhor roteiro adaptado e melhor trilha-sonora. No entanto, é incompreensível que ele não tenha recebido o prêmio de melhor filme na época.
O Segredo de Brokeback Mountain está disponível na Netflix e no Star+.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!