O colossal universo de Star Wars já apresentou diversas teorias, análises e possibilidades, e desde o seu lançamento em 1977, a franquia recebeu um vasto espaço para se expandir em outros formatos, como livros, jogos, quadrinhos e séries de televisão.
Algumas dessas histórias variadas são distribuídas pelo selo Legends, que apresenta o Universo Expandido, um material cânone da história contada nos filmes de George Lucas , tendo como ponto de referência qualquer época desde 36.000 anos antes de Star Wars: Episódio I – até mais de 136 anos após o Episódio VI: O Retorno de Jedi.
Mara Jade: assassina, Jedi e esposa de Luke Skywalker
É neste universo que Mara Jade, o interesse amoroso de Luke Skywalker - originalmente interpretado por Mark Hamill - surgiu pelas mãos do escritor Timothy Zahn, na famosa trilogia Thrawn, com sua aparição no livro Herdeiro do Império lançado em 1991.
A personagem é conhecida como uma assassina treinada na Força para caçar rebeldes e imperiais traidores e também Mão do Imperador Palpatine, ou como ficou mais conhecido nos filmes de Lucas, Darth Sidious (Ian McDiarmid), que a treinou desde pequena após tirá-la de sua família.
Seu encontro com Luke acontece em uma situação hostil e nada favorável para a relação dos dois: quando o jovem Jedi mata o seu mestre. Apesar de passar um tempo consumida pelo ódio, ao descobrir sobre seu passado, o rancor diminui e os dois acabam desenvolvendo um vínculo único.
“Escrevi um tema de amor para Leia e Luke”: George Lucas não lhe contou e John Williams imortalizou o incesto de Star Wars em sua trilha sonoraO desenvolvimento de Mara e de sua relação com Luke acontece durante as publicações dos últimos dois livros de Zahn Espectro do Passado e Visão do Futuro, que compõem a duologia Mão de Thrawn, a qual se passa após a trilogia original Herdeiro do Império, onde é possível acompanhar o treinamento de Mara até aceitar seu destino como uma Jedi.
Eles finalmente se casam nos quadrinhos de Michael A. Stackpole e Robert Teranishi, Star Wars: União, onde ela adota oficialmente o nome Mara Jade Skywalker, e se torna uma figura recorrente e central no UE.
Mara fica grávida e eventualmente dá à luz seu filho com Luke, a quem eles chamam de Ben em homenagem a Obi-Wan Kenobi, além de assumir a filha de Han Solo e Leia, Jaina Solo, como sua aprendiz e a instruir nos caminhos da Força.
Mara pode aparecer nas novas adaptações?
Apesar de ser uma personagem bem desenvolvida e com uma vasta participação no conteúdo expandido, é difícil saber se sua personagem será explorada no universo live-action criado por George Lucas, já que a maior parte da história de Luke Skywalker na nova linha do tempo não inclui espaço para se apaixonar e se casar com uma contrabandista treinada na Força.
Mas dentro das infinitas adaptações e spin-offs que vêm sendo construídos, sabemos que nada é impossível para o universo Star Wars.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!