Na trilha do lançamento de X-Men '97, série que dá sequência à animação veiculada durante os anos 1990, uma antiga discussão também retornou aos holofotes: afinal, o tema da abertura é ou não um plágio?
Aos que não estão por dentro, breves informações: desde a exibição do desenho original existem acusações por parte dos brasileiros de que a música que encabeça as aventuras dos maiores mutantes da Marvel é, na verdade, uma cópia de "Papagaio Alegre", faixa de Hermeto Pascoal lançada em 1984, no disco Lagoa da Canoa, Município de Arapiraca.
Apesar de toda a discussão, a faixa do artista usa uma escala que pode ser encontrada em outras canções - de maneiras diferentes, é claro. Há, por exemplo, a música que guia a abertura da série Linda, The Policewoman que também se assemelha às duas composições.
Em 2019, Zoltan Krisko, responsável pela propriedade do falecido compositor Gyorgy Vukan, processou a Marvel e a Fox sobre uma suposta violação de direitos autorais. Todavia, não foram divulgadas novas informações sobre a resolução do caso.
X-Men ‘97 é retorno aos dias de glória dos mutantes da Marvel nas telas: Nostalgia é apenas motor para aventura relevante e promissora (Primeiras impressões)Nas redes sociais, Hermeto decidiu se manifestar há alguns meses. O músico fez uma brincadeira no Instagram onde pede para que seus fãs decidam se as similaridades são "uma coincidência do universo ou se realmente se inspiraram no Campeão".
Com o retorno da franquia, o músico respondeu ao Metrópoles sobre a questão. "É uma variação, mas com certeza esse compositor conhece minha música," disse ele ao veículo antes de completar: "Deixem isso para lá, não esquentem a cabeça com isso, não."
X-Men ‘97 já conta com dois capítulos no Disney+. Com 10 episódios no total, a série terá exibição semanal, sempre às quartas-feiras.