Minha conta
    Muitos acham que este é um clássico da Disney, mas estão muito equivocados
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Muitos espectadores ainda cometem o erro: Anastasia, dirigido por Don Bluth nos anos 90, NÃO é uma produção do estúdio Disney.

    Vestidos de princesa, músicas dignas de um musical, uma linda história de amor, animação meticulosa e um vilão muito malvado...

    À primeira vista, Anastasia parece ter todas as características básicas de um filme da Disney. Tanto que, no dia em que o descobrimos, parece quase impossível que ele não tenha sido concebido pelos famosos artistas dos estúdios encantados.

    Anastasia
    Anastasia
    Data de lançamento 24 de março de 2020 | 1h 25min
    Criador(es): Don Bluth, Gary Goldman
    Com Meg Ryan, John Cusack, Kelsey Grammer
    Usuários
    4,3
    Assista agora no Disney +

    Lançado em 1998, no mesmo ano de Mulan, Anastasia acompanha as aventuras da grã-duquesa Anastasia Nikolaïevna da Rússia, herdeira da família Romanov e filha do czar Nicolau II, cuja dinastia é destruída pela Revolução Russa. Ao tentar escapar dos bolcheviques, a jovem sofre amnésia após uma pancada na cabeça e tenta viajar para Paris para se juntar aos parentes, na esperança também de descobrir suas origens.

    Com uma trilha sonora excelente, uma história épica e uma animação de primeira linha, Anastasia tem todas as características de um grande filme da Disney e parece seguir os passos de filmes como A Bela e a Fera, Pocahontas e O Corcunda de Notre-Dame, lançados alguns anos antes... mas não é um filme da Disney!

    Ao contrário do que se pensa, Anastasia não é, de forma alguma, obra dos estúdios Disney, pois foi produzido pela subsidiária de animação da 20th Century Fox e dirigido pelo ilustre Don Bluth.

    Fox Animation Studios / 20th Century Studios

    O legado de Don Bluth

    Depois de trabalhar para a Disney nos anos 80, esse gênio do desenho animado deixou a Casa do Mickey para trabalhar por conta própria, após grandes diferenças artísticas com os diretores da empresa na época.

    Sua colaboração com outros animadores talentosos e com o famoso Steven Spielberg (como produtor) permitiu que Don Bluth desse origem, nos anos 80 e 90, a vários longas-metragens de animação cuja qualidade e popularidade às vezes rivalizavam com as das produções da Disney.

    Seus trabalhos mais memoráveis incluem Fievel - Um Conto Americano, Em Busca do Vale Encantado, Thumbelina e... Anastasia.

    Da próxima vez que você ouvir o filme de Don Bluth ser mencionado como um clássico canônico da Disney, saiba que não é. Porém, como ironia do destino, após a aquisição da 20th Century Studios, o Disney+ é a única plataforma de streaming com o filme no catálogo aqui no Brasil.

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top