Depois de assistir a Duna: Parte 2 no cinema, você deve ter se perguntado o que aconteceu com um personagem relativamente importante do primeiro filme, Thufir Hawat? Interpretado pelo ator Stephen McKinkey Henderson, Thufir era o "Mentat" da Casa Atreides.
Mentat refere-se a uma classe de cidadãos do Império treinados na lógica mais avançada. Eles também são conhecidos como "computadores humanos" (no universo de Duna, os computadores são proibidos, substituídos pela ordem Mentat).
Eles são treinados para usar seus poderes de observação e raciocínio em um nível extremo. Eles são capazes de deduzir, a partir de alguns fragmentos de informação, todo o contexto ambiental ao seu redor.
Capturado pelo vil Barão Harkonnen no primeiro filme, Thufir não aparece em Duna: Parte 2, embora, logicamente, ele ainda devesse estar vivo. No romance, ele se torna o novo Mentat de Vladimir Harkonnen após a morte de seu próprio Mentat, Piter.
No primeiro Duna, esse personagem foi interpretado por David Dastmalchian. O Barão consegue manter Hawat sob seu controle com a ajuda de um veneno residual. Se o Mentat fugir, ele morrerá rapidamente sem o antídoto certo.
Por que Thufir Hawat foi cortado por Denis Villeneuve no segundo filme de Duna? O diretor canadense deu uma explicação à Entertainment Weekly.
"Eu adorava Thufir Hawat. Ele é um personagem de que gosto muito. Mas tive que tomar a decisão ousada de fazer uma adaptação mais centrada nas Bene Gesserit, concentrando o filme nessa irmandade. Eu gostaria que tivesse havido mais Thufir Hawat", diz o diretor.
O ator Stephen McKinkey Henderson filmou algumas sequências, mas Denis Villeneuve infelizmente foi obrigado a cortá-las. Para o diretor, foi uma decisão difícil de tomar.
Uma escolha dolorosa
"Thufir Hawat é uma das escolhas de adaptação mais dolorosas que já tive que fazer", diz ele. Na verdade, para dar mais peso à ordem Bene Gesserit, o canadense decidiu expulsar o Mentat.
Falando no podcast This Is Purdue, Stephen McKinkey Henderson confirmou que as cenas com Austin Butler (Feyd-Rautha) e Tim Blake Nelson foram filmadas. Este último também foi cortado; ele interpretava outro Mentat, o Conde Hasimir Fenring, marido de Margot Fenring (Léa Seydoux).
"Ele é uma pessoa muito boa. É um cara legal, e ele e Timmy são ótimas pessoas. Eles são antagonistas importantes no filme, então foi ótimo vê-los fora das câmeras. Austin tem sido muito bom para mim, eu realmente agradeço", disse Stephen McKinkey Henderson.
E não espere ver nenhuma dessas filmagens um dia em extras de DVD ou versões estendidas, pois Denis Villeneuve descartou totalmente essa possibilidade.
"Às vezes, corto cenas e digo a mim mesmo: 'Não acredito que estou tirando isso'. Sinto-me como um samurai abrindo seu estômago, é doloroso. Portanto, não posso voltar atrás e criar uma criatura de Frankenstein, reanimando coisas que eu mesmo matei. Quando está morto, está morto, e por um bom motivo", insistiu.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!