Com mais de cem anos de história, o que não falta para os fãs do famoso estúdio da Disney é criar teorias sobre seus filmes preferidos. Da Teoria da Pixar a personagens de histórias completamente diferentes dividindo grau de parentesco, a Disney todo ano apresenta criativos enredos para serem analisados.
Apesar de utilizar easter eggs e referências de seus próprios personagens em novos filmes, cabe aos fãs entregarem as mais completas e bizarras análises, e dessa vez o bastão ficou nas mãos do influenciador @its_ivanmars, que em sua conta do do TikTok sugere que a Rainha Má (Lucille La Verne) de Branca de Neve e os Sete Anões também é a Mãe Gothel (Donna Murphy) de Enrolados.
A análise de Ivan parte de algumas premissas em comum entre as duas vilãs: a inveja e o desejo de serem eternamente jovens e belas. Para refrescar as memórias dos mais fracos, tanto a história de Branca de Neve e os Sete Anões quanto Enrolados seguem com a princesa do reino sumindo por conta de sua beleza.
OUTRA Branca de Neve: Filme que estreia em 2024 quer confrontar “as mentiras destrutivas” do live-action da Disney com Rachel ZeglerEm Branca de Neve (Adriana Caselotti), a Rainha Má não suporta a ideia de existir alguém mais bonita que ela, e quando a nova filha do rei recebe toda a atenção, a vilã faz de tudo para recuperar seu posto, até mesmo matar a garota.
Já em Enrolados, a Mãe Gothel sequestra a jovem Rapunzel (Mandy Moore) quando descobre que a garota tem poderes de cura, e usa isso a favor de seu maior desejo: usufruir livremente dos dons rejuvenescedores da garota e manter sua aparência imortal.
Outro ponto observado pelo fã é a aparência das duas vilãs quando não estão mais sob o "efeito da juventude"; a cena final da Bruxa Má envelhecida é muito semelhante à aparência envelhecida de Gothel.
Se essas observações ainda não são convincentes, outra semelhança entre as duas histórias está poeticamente ligada à morte da Rainha Má e como Gothel achou a fonte de seus poderes. Ao final do primeiro filme do famoso estúdio, a antagonista de Branca de Neve cai de um penhasco em sua forma envelhecida; este mesmo penhasco é bem parecido com o que Gothel encontra inicialmente a flor que lhe possibilita rejuvenescer.
Contexto cultural e objetos que interligam as duas histórias
É possível observar que ambas as histórias são baseadas em contos de fadas de origem germânica, evidenciando alguns aspectos em comum. O usuário ainda destacou que a decoração na torre de Madrasta Gothel inclui uma maçã - talvez uma referência ao seu passado de envenenar princesas. A fruta, principal símbolo da trágica história de Branca de Neve, também é recorrente na história de Enrolados.
O vídeo já conta com mais de três milhões de curtidas e mais de 10.000 comentários. Apesar de criativa e bem elaborada, a teoria ainda apresenta suas pontas soltas. Será que a Disney realmente pensou em tudo isso, ou o estúdio de animação apenas aproveitou um material já pronto como inspiração?
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!