O universo dos filmes de quadrinhos da DC que começou com O Homem de Aço foi enterrado: A franquia de filmes, conhecida como Universo Estendido DC (DCEU), chegou ao fim com Aquaman 2: O Reino Perdido. E em seus dez anos de duração, ela deu ao público três aparições diferentes da estrela de Barbie, Margot Robbie, como Arlequina.
A primeira aparição de Robbie como uma psicopata oscilando entre vilã e anti-heroína veio em Esquadrão Suicida, de David Ayer, e teve um impacto inesperado na cultura pop: a roupa de Harley Quinn mostrada no filme, que estava muito distante do design original da personagem, se tornou uma fantasia popular em convenções e no Halloween.
Mas nem tudo foram flores em Esquadrão Suicida, pois filmar a adaptação da DC também proporcionou a Margot Robbie uma experiência extremamente negativa.
"A coisa mais desagradável que já fiz em toda a minha vida"
Como Robbie disse em entrevista ao The Washington Post, Esquadrão Suicida inclui a pior experiência de sua carreira. Isso aconteceu durante as filmagens do flashback, que mostra como a psicóloga Harleen Quinzel se transforma na delirante Harley Quinn - ou seja, pulando em um recipiente cheio de produtos químicos.
"Aquela [cena] química foi a coisa mais desagradável que já fiz em toda a minha vida", disse Robbie ao Washington Post. A razão é compreensível: o material usado para representar os produtos químicos no set parecia extremamente nojento. "Era como uma tinta pegajosa que estava tão longe nas minhas orelhas e no meu nariz, e eu estava engasgando com ela debaixo d'água, e não conseguia respirar, e tentei abrir os olhos, e ela brilhava nos meus globos oculares, e eu só conseguia ver branco. Foi horrível"
O futuro de Arlequina nos cinemas
Apesar dessa experiência desagradável, Robbie se apaixonou pela personagem Harley Quinn. Ela não apenas assumiu o papel mais duas vezes, como ainda assumiu o papel de produtora em Aves de Rapina - Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa. No entanto, a atriz de Era uma Vez em... Hollywood não quer ser a única assumindo a personagem.
Pelo contrário, como ela contou à Variety: "Sempre quis que Harley fosse uma personagem que fosse passada de atriz para atriz – assim como acontece com vários personagens masculinos icônicos". Em outras palavras, se Margot Robbie conseguir o que quer, um dia haverá muitas Harley Quinns diferentes. "Esse sempre foi meu sonho para ela", disse Robbie. "A Harley é muito divertida e pode seguir em muitas direções diferentes".
Como sabemos, a base para um longo legado de interpretações variadas de Harley Quinn já foi lançada: Em Coringa 2, a sequência do sucesso Coringa com Joaquin Phoenix, Lady Gaga assume o papel. O filme estreia em 4 de outubro nos cinemas.