O lendário diretor Hayao Miyazaki já anunciou várias vezes que deseja se aposentar do cinema. O cofundador do lendário estúdio de animação japonês Ghibli certamente merece sua aposentadoria, já que o diretor de 82 anos criou alguns dos melhores e mais importantes clássicos de anime de todos os tempos, com filmes como Princesa Mononoke, A Viagem de Chihiro e Meu Amigo Totoro, que não perderam seu fascínio até hoje.
Com o lançamento de O Menino e a Garça, seu retorno à tela grande em 2024, um novo rumor indica que esse pode não ser o último filme do diretor como se pensava. Junichi Nishioka, membro do conselho do Studio Ghibli, revelou à emissora canadense CBC em setembro de 2023 que Miyazaki está ocupado trabalhando diariamente em um novo projeto: "Ele está trabalhando em ideias para um novo filme. Ele vem ao escritório todos os dias. Desta vez, ele não anunciará sua aposentadoria".
E agora os fãs até afirmam ter descoberto em qual filme o veterano animador está trabalhando: Especula-se que seja uma sequência do clássico do anime Nausicaä do Vale do Vento. Seria apropriado, já que a história de aventura, fantasia e ficção científica comemora seu 40º aniversário em 2024.
Nausicaä do Vale do Vento: Perfeito para uma sequência?
Mas qual é a base para essa especulação? A série de documentários Professional-Work Style, que se concentra no trabalho de artistas famosos, foi transmitida recentemente na televisão japonesa. Um dos episódios focou no lendário diretor Hayao Miyazaki. Durante um período de seis anos, ele foi acompanhado várias vezes por uma equipe de filmagem no trabalho.
Na última tomada do episódio, o diretor pode ser visto trabalhando em uma aquarela. Essa imagem é de uma personagem conhecida do universo Ghibli que, com seu cabelo castanho, vestido azul e esquilo no ombro, foi rapidamente identificada como Nausicaä, a princesa do Vale dos Ventos.
Embora o Studio Ghibli não seja exatamente conhecido por continuações, se há um filme que se prestaria a uma continuação, provavelmente seria Nausicaä do Vale do Vento, de 1984 - e por vários motivos.
Esse clássico da animação é o trabalho comumente referido como o primeiro filme do Studio Ghibli. Embora não tenha sido feito no lendário estúdio de animação, seu sucesso comercial permitiu que Hayao Miyazaki fundasse o estúdio em 1985. Além disso, Nausicaä do Vale do Vento já parece uma obra genuína do Ghibli, o que também se deve ao fato de que muitos dos artistas envolvidos no filme se mudaram posteriormente para o recém-fundado Studio Ghibli.
Por outro lado, a aventura em anime é baseada em um mangá criado por Hayao Miyazaki, que só foi concluído em 1994 - 10 anos após o lançamento do filme. Portanto, faria sentido uma sequência que trouxesse o final da história para a tela grande.
Até o momento, é claro, isso é apenas especulação de fãs. No entanto, ficaríamos muito satisfeitos se a princesa do Vale dos Ventos voltasse a navegar e, mais uma vez, enfrentasse as ameaças ao seu mundo.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!