Se você viveu em meados da década de 1990, sabe que a imagem da nave espacial destruindo a Casa Branca era um zeitgeist cultural: não havia uma revista ou mesmo um noticiário de televisão que não mostrasse o ataque de Independence Day. Em 1996, nunca havíamos visto nada parecido e, nos anos seguintes, tivemos nossa dose de filmes parecidos - mas uma conexão especial passou batida por muita gente.
GODZILLA VS. ALIENS
Dois anos depois de Independence Day, foi a vez do próximo blockbuster de Roland Emmerich, Godzilla, uma versão americana do mítico monstro japonês que foi tão mal recebido que a Toho decidiu indicar que se tratava de um kaiju diferente chamado Zilla. "Não é o Godzilla, não tem o espírito dele", chegaram a dizer. Ele ainda apareceria mais uma vez, em Godzilla: Final Wars, em 2004, onde é derrotado pelo protagonista do filme, é claro.
Mas Emmerich tinha mais do que easter eggs para o público japonês: ele também queria fazer uma referência a si mesmo em uma cena ambientada no Madison Square Garden, na qual, ao fundo, podemos ver, sem dúvida, um dos alienígenas de Independence Day.
Curiosamente, nem Independence Day nem Godzilla tiveram continuações imediatas, apesar de suas boas bilheterias: em vez disso, eles esperaram vários anos para fazer novas versões. No caso do primeiro, Independence Day: O Ressurgimento não funcionou nas bilheterias; o segundo deu início ao chamado "Monsterverse" - mas não há planos para que as duas franquias se encontrem novamente. Infelizmente.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!