Lançado em 1983, Star Wars: O Retorno de Jedi encerrou o que muitos consideravam ser a maior trilogia de ficção científica de todos os tempos, que havia começado seis anos antes com o choque de ver o primeiro filme de Star Wars na tela grande.
Considerando tudo isso, George Lucas foi vítima, ao longo dos anos, da síndrome de Abel Gance, que passou a vida editando e reeditando sua obra-prima Napoleão, fazendo diferentes versões dela.
Entre cenas cortadas e cenas alternativas, finalizadas ou não, a saga Star Wars está logicamente repleta de filmagens deixadas de lado e armazenadas nas caixas da Lucasfilm, que emergem em intervalos regulares para preencher mais ou menos generosamente as várias edições da saga em mídia física.
Em novembro de 2013, 30 anos após seu lançamento, uma cena cortada de O Retorno de Jedi ressurgiu, conforme relatado pelo The Hollywood Reporter. Essa cena inédita foi (re)descoberta em um laserdisc encontrado no Ebay um mês antes e vendido pelo preço astronômico de 699 dólares. O que tornou esse laserdisc tão raro foi o fato de ele ter sido usado apenas para fins promocionais.
A sequência mostra Yoda em seu leito de morte no planeta Dagobah. Luke Skywalker ainda não aceitou a verdade de que Darth Vader, o Lorde Sith, é realmente seu pai, como ele lhe revelou na famosa fala em O Império Contra-Ataca.
Seus temores são confirmados por Yoda, que lhe diz: "Obi-Wan teria lhe contado há muito tempo, se eu tivesse deixado". Portanto, foi ele quem impediu seu mentor Obi-Wan Kenobi de lhe contar a verdade e revelar a verdadeira identidade de Darth Vader:
No momento em que cresciam as suspeitas de que Obi-Wan havia manipulado Luke para que ele lutasse contra seu próprio pai, a frase cortada de Yoda muda tudo.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!