A virada do século viu um boom nos filmes. Nesta época inúmeras obras foram lançadas e rapidamente esquecidas. Outras, por outro lado, provaram ser clássicos modernos - até porque ainda causam arrepios mesmo após serem vistos repetidamente.
Este grupo inclui o clássico cult Clube da Luta, o grande sucesso de M. Night Shyamalan, O Sexto Sentido, e Amnésia, o filme que rendeu a Christopher Nolan sua primeira indicação ao Oscar. Logo em seguida veio Os Outros, com Nicole Kidman.
OS OUTROS: ACONTECIMENTOS ASSUSTADORES NO CAMPO
Inglaterra, 1945. Grace (Nicole Kidman) leva uma existência isolada em uma propriedade rural vitoriana com seus filhos Anne (Alakina Mann) e Nicolas (James Bentley). A solidão da família é agravada pelo fato de os filhos terem uma rara alergia à luz e Grace sofrer de fortes enxaquecas, o que pede repouso absoluto. Circunstâncias que fazem com que este trio afaste regularmente os seus funcionários.
Porém, os novos empregados domésticos (Fionnula Flanagan, Eric Sykes, Elaine Cassidy) trazem consigo uma paciência angelical. Até quando Grace revela que acredita que a casa está mal-assombrada...
Com um faturamento de quase US$ 210 milhões e um orçamento de US$ 17 milhões, Os Outros é de longe o maior sucesso comercial do diretor e escritor Alejandro Amenábar. É possível que o cineasta por trás de Vanilla Sky também tenha se beneficiado do encontro do espírito da época com sua esplêndida mistura de drama familiar assustadoramente encenado, suspense psicológico e terror.
Graças à sua reviravolta inesquecível e temática, Os Outros certamente atribuiu um novo prestígio para Amenábar, especialmente porque o grande público tinha acabado de desenvolver um gosto por esse tipo de filme em 2001. No entanto, é uma injustiça ao filme reduzi-lo à sua reviravolta surpreendente (que não será revelada aqui).
Como está o menino de O Sexto Sentido, Haley Joel Osment, mais de 20 anos depois do terrorNo seu filme de terror, Amenábar cria uma atmosfera cativante que começa calmamente, embora um pouco estranha, e depois aumenta constantemente até se tornar difícil de suportar - e sem grandes efeitos de susto!
Em vez disso, o diretor usa o básico do horror, como rangidos e barulhos que supostamente vêm do nada ou formas que aparecem no escuro. Mas graças ao trabalho de câmera estiloso e misterioso de Javier Aguirresarobe, à música triste e perturbadora composta pelo próprio Amenábar e à performance sutil de Nicole Kidman, o público se afeta de maneira muito eficaz. Por mais que você saiba o final - mas por razões diferentes.
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