Muitas vezes parece errado chamar obras dos anos 2000 de clássicas. Como um millennial, por exemplo, você se pergunta se ainda gosta de filmes daquela época porque os levou a sério quando estava crescendo. E, de qualquer forma, quanto tempo precisa passar para que um bom filme se torne um clássico? No entanto, há alguns filmes daquela época que merecem esse título - agora e certamente no futuro. Filmes como O Pianista, de Roman Polanski.
Este ano, o filme ganhou novas exibições em cinemas ao redor do mundo e também celebrou sua estreia em 4K. Pela primeira vez na versão restaurada digitalmente, é possível assistir o filme aclamado de guerra (ou contra a guerra) em Ultra HD. Uma versão física definitiva repleta de conteúdos extras e entrevistas com as pessoas reais que inspiraram a história estão presentes no Blu-ray vendido internacionalmente pela Amazon. Também é possível encontrar o filme no Prime Video.
O PIANISTA: ANGUSTIANTE, PROFUNDAMENTE TRISTE E, AINDA ASSIM, BELO
Polônia, 1940: O pianista Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody, vencedor do Oscar) é enviado com sua família e milhares de outros judeus para o gueto de Varsóvia, que é fechado por um muro alto. Enquanto sua irmã Halina (Jessica Kate Meyer) ainda tem esperança e acredita que faria sentido esconder dinheiro para mais tarde, o irmão de Wladyslaw, Henryk (Ed Stoppard), há muito tempo suspeita do que os aguarda: a morte inevitável.
Mas, então, um supervisor judeu conhecido do pianista divide a família, separando Wladyslaw de seus entes queridos, que podem, assim, escapar do transporte e, posteriormente, da morte na câmara de gás. Ele encontra refúgio em um apartamento vazio, onde vive uma vida de solidão e isolamento, mas, acima de tudo, uma vida em medo constante de ser descoberto...
Filme épico de guerra sobre operação de resgate no Atlântico promete duas horas de paranoia – o resultado é bizarroQuer você o considere um filme de guerra, um drama ambientado em um cenário de guerra ou simplesmente um conto biográfico: O Pianista é considerado um dos melhores filmes desde a virada do milênio - isso é ressaltado por sete indicações e três prêmios no Oscar (além de Brody, Polanski também foi premiado como diretor e Harwood como roteirista), 33º lugar no IMDb Top 250 e um lugar entre os 100 melhores filmes do século XXI, escolhidos pela BBC.
Dirigido pelo franco-polonês Roman Polanski, que vivenciou o Holocausto em primeira mão e perdeu a mãe em Auschwitz, enquanto o pai sobreviveu à prisão em Mauthausen, O Pianista não é apenas um dos filmes mais assombrosos que já trataram dos horrores da guerra, mas um verdadeiro memorial que nos toca e perturba (e tem de incomodar), mas ao mesmo tempo também nos leva a manter um lampejo de esperança mesmo nos momentos mais sombrios...