Depois de seu primeiro longa-metragem, Monster - Desejo Assassino, que rendeu um Oscar à atriz Charlize Theron em 2004, o filme Mulher-Maravilha, de 2017, é a segunda produção da diretora Patty Jenkins para as telonas. Uma superprodução que iria redefinir o lugar da mulher no cinema – tanto na frente quanto atrás das câmeras.
Tudo começa quando um piloto faz um pouso forçado na ilha isolada onde vive a princesa amazona Diana e conta a ela que uma guerra está acontecendo em todo o mundo. Diana, guerreira extraordinária, decide deixar sua terra natal protegida, determinada a pôr fim a esse terrível conflito: uma Primeira Guerra Mundial que ela acredita ter sido iniciada pelo inimigo de seu povo, Ares. Embarcando em um novo mundo devastado, ela logo descobre a extensão total de seus poderes e seu verdadeiro destino.
Embora seus companheiros Superman e Batman apareçam nos cinemas desde a década de 1940, foi somente em 2014 que a Mulher-Maravilha, também conhecida como Princesa Diana, fez sua estreia no cinema: primeiro com uma participação especial em Uma Aventura LEGO e depois em live-action (interpretada por Gal Gadot) em Batman vs Superman: A Origem da Justiça em 2016.
No ano seguinte, ela finalmente fez sua estreia solo com um filme que foi reconhecido por sua importância cultural e elogiado por sua direção, atuações, efeitos visuais, história, sequências de ação e música.
Mulher-Maravilha também foi selecionado pelo American Film Institute como um dos dez melhores filmes de 2017 e ganhou o Prêmio Hugo de Melhor Filme Dramático em 2018.
O quarto filme do Universo Estendido da DC também transformou a atriz israelense Gal Gadot em um ícone indiscutível. Ela esteve de volta em 2020 em um segundo filme da personagem, Mulher-Maravilha 1984, também de Patty Jenkins.
Mulher-Maravilha é, em última análise, a história de um sucesso feminino: desde seu enredo inspirador até sua heroína poderosa, passando por sua diretora, há muito ali para inspirar meninas, adolescentes e mulheres em todo o mundo.
O filme está disponível na HBO Max e no Prime Video.