Sendo a irreverente franquia que todos conhecemos, não é surpresa que Os Simpsons tenha sido censurado quando chegou aos cinemas. Casos de censura não são novidade na indústria cinematográfica, principalmente, quando países possuem legislações distintas em relação ao que é transmitido publicamente.
O momento vetado do longa-metragem refere-se a quando Bart Simpson, quase o demônio em pessoa, aceita uma aposta na qual precisa fazer seu tradicional passeio de skate por Springfield, mas agora, completamente nu. A trama até chega a cobrir - de maneira engenhosa - as partes íntimas do personagem por diversos frames, apenas para em determinada altura apostar em uma reviravolta surpreendente que expõe o pênis do rapaz ao público.
VERSÃO EUROPEIA?
Se nos cinemas norte-americanos e em outros países - como o Brasil - a cena passou de maneira tranquila pelos censores, quando o filme chegou à TV estadunidense e a voos comerciais o tom mudou, precisando ser editada por conta da rigidez com a “nudez explícita”. Os responsáveis pela produção tiveram que encontrar uma solução, já que não seria possível apenas se desfazer da tomada.
Assim, o recurso encontrado foi colocar uma tarja preta sobre os genitais de Bart, aproveitando, ainda, para tirar sarro com a censura europeia, conhecida por ser consideravelmente mais rígida do que a norte-americana. Confira abaixo:
Na imagem, é possível ler: “Somente para a versão europeia”. Em outras palavras, de uma crise, nasceu uma oportunidade muito bem aproveitada.