Todos se recordam da icônica cena de 2012 em que uma câmera gira em 360° em torno da mais nova equipe da Marvel, Os Vingadores. O primeiro filme marcou o início de uma popular franquia que gerou diversas séries e spin-offs.
Reunindo uma equipe com alguns dos maiores super-heróis da Marvel, a formação dos Vingadores tinha uma altruísta missão: salvar o planeta Terra de alienígenas. Então, não foi nenhuma novidade ver Nova Iorque ser - novamente - destruída em uma épica batalha dos heróis contra os vilões.
Todo filme e série de Hollywood que queira abordar cenas com o apoio de materiais militares pode pedir permissão do Pentágono (o Departamento de Defesa do governo norte-americano) para apoiar com equipamentos, uniformes e até mesmo carros e ou aviões de guerra para o cenário, barateando o custo de orçamento do filme e gerando veracidade ao contexto do filme.
No entanto, a produção do primeiro filme da franquia teve um empecilho para inserir a ajuda de outros Departamentos de Defesa no roteiro: O Pentágono interrompeu sua parceria com o filme por um motivo muito específico. A famosa organização internacional de manutenção da paz e respostas a crises mundiais S.H.I.E.L.D., comandada pelo espião Nick Fury, apresentava uma relação um tanto obscura com o próprio Governo Americano nos quadrinhos e na franquia de filmes.
Na época, em entrevista ao blog Danger Room, da revista americana Wired, Phil Strub, o responsável pelo contato de Hollywood com o Departamento de Defesa, expôs a opinião do Pentágono em relação à organização da Marvel.
Não conseguimos conciliar a irrealidade desta organização internacional com nosso papel nela. Para quem a S.H.I.E.L.D. prestava contas? Trabalhávamos para a S.H.I.E.L.D.? Nos deparamos com esse obstáculo e decidimos que não poderíamos fazer nada com o filme
Para esse apoio, existe a necessidade de a produção do filme ou série submeter seus roteiros a mudanças caso seja necessário para se enquadrar nas exigências do Departamento. E dessa vez, Os Vingadores, deixaram até mesmo o Pentágono com dúvidas sobre quem está realmente por trás da organização internacional, para incluir características da burocracia militar no filme.
Mesmo com a ajuda de bombeiros e guardas nacionais, o exército americano não apareceu no filme ao lado dos super-heróis por conta da ambiguidade de sua relação com a S.H.I.E.L.D. Ainda assim, o Departamento de Defesa permitiu que a Marvel filmasse Humvees para a cena de guerra em Manhattan, posteriormente as inserindo digitalmente.
Todos os filmes de Os Vingadores, assim como as séries e spin-off estão disponível no catálogo da Disney Plus.