Depois do remake de Madrugada dos Mortos (2004), Zack Snyder se tornou um diretor famoso (e polêmico) de Hollywood com o filme de ação 300. A adaptação do romance de Frank Miller estabeleceu novos padrões, ao lado de Sin City - A Cidade do Pecado, de Robert Rodriguez, em termos de realização com precisão de imagens dos quadrinhos na telona.
A mistura de referências históricas, ação bombástica e elementos de fantasia é um combo perfeito deste filme. Além disso, 300 também influenciou fortemente as adaptações de histórias em quadrinhos.
Com a adaptação de Frank Miller, o diretor contou com um estilo especial com o qual transferiu os painéis individuais da história em quadrinhos para o modelo 1:1. Juntamente com a ação excessivamente estilizada de muita câmera lenta e tons fortemente saturados, 300 costuma ser como uma pintura em movimento cheia de batalhas marciais. O diretor usou esse estilo novamente em sua adaptação cômica subsequente, Watchmen - O Filme.
Em termos de conteúdo, a história de 300 é baseada em uma batalha real chamada Batalha de Termópilas. Na Grécia, em 480 a.C., o rei Leônidas (Gerard Butler) e seus 300 guerreiros de Esparta lutam bravamente contra o numeroso exército do rei Xerxes (Rodrigo Santoro). Após três dias de muita luta, todos os espartanos são mortos. O sacrifício e a dedicação destes homens uniu a Grécia no combate contra o inimigo persa.
Em 2014, foi lançada a sequência 300: A Ascensão do Império, que não foi dirigida por Snyder. Você pode assistir ambos os filmes pela HBO Max ou pelo Prime Video.