Maestro é um dos filmes que Steven Spielberg adoraria ter feito. No final, porém, tudo acabou de forma muito diferente, com Bradley Cooper no comando da produção.
Já se pode dizer que a cinebiografia de Leonard Bernstein, Maestro, terá um papel decisivo no Oscar do próximo ano. Durante anos, Hollywood tentou levar a história do lendário compositor, maestro e pianista para as telonas. A Netflix agora está lançando o filme.
Grande favorito ao Oscar da Netflix: Steven Spielberg passou Maestro para Bradley Cooper
Nos últimos anos, Maestro circulou de várias formas em Hollywood. Um projeto de prestígio sobre um dos maiores artistas do século 20, que despertou interesse em muitos estúdios e tornou-se realmente concreto pela primeira vez em maio de 2018.
A Paramount colocou Maestro no topo de sua lista de prioridades e fez parceria com a produtora Amblin, de Steven Spielberg, para levar a história de Leonard Bernstein para as telonas. No final, porém, Spielberg decidiu seguir outro projeto musical: Amor, Sublime Amor (2021). O segundo grande nome de diretor associado ao desenvolvimento de Maestro também não rodou o filme: Martin Scorsese rejeitou a Paramount na época para se dedicar também a um projeto de coração: O Irlandês (2019) . Em janeiro de 2020, houve uma mudança nos planos e Maestro foi transferido para a Netflix.
Três anos depois, finalmente Maestro está fazendo sua estreia no Festival de Veneza deste ano, disputando o cobiçado Leão de Ouro, e chega ao catálogo da Netflix em 20 de dezembro – com direção de Bradley Cooper, que também está no papel principal.
Bradley Cooper roubou papel dos sonhos de Jake Gyllenhaal em novo filme da NetflixCom sua estreia na direção em Nasce uma Estrela (2018), Bradley Cooper impressionou tanto Steven Spielberg que lhe ofereceu Maestro como seu próximo filme. Em entrevista ao Deadline, a co-produtora Kristie Macosko Krieger revelou que Spielberg iria fazer Amor, Sublime Amor e Cooper se ofereceu para dirigir Maestro, convidando ele para assistir Nasce Uma Estrela. "Steven assistiu ao filme e, cerca de 20 minutos depois, ele meio que se assustou e disse: 'Você está dirigindo este filme, você deve dirigir Maestro'", disse ela.
Mas, de qualquer forma, ela explica que Spielberg continuou trabalhando em estreita colaboração com Cooper no desenvolvimento de Maestro, no papel de produtor. "[Spielberg] foi a caixa de ressonância de Bradley. Ele leu todos os rascunhos do roteiro. Ele assistiu todos os cortes do filme com Bradley. Ele estava envolvido em tudo isso".