Christopher Nolan (Amnésia) teve que aguentar algumas críticas durante sua carreira. No entanto, o diretor foi várias vezes confrontado com a acusação de que às vezes não é possível entender os diálogos de seus personagens. Isso não significa apenas as cenas em que os atores estão sob máscaras (como Tom Hardy em O Cavaleiro das Trevas Ressurge ou John David Washington em Tenet).
De novo e de novo você tem a impressão de que alguns diálogos parecem difíceis de entender, mesmo que as bocas não estejam cobertas. Muitas vezes, eles também são sobrepostos por ruído de fundo.
Embora uma clara melhoria possa ser ouvida em Oppenheimer em comparação com Tenet e seus filmes anteriores, também há alguns momentos no épico da bomba atômica que são difíceis para os espectadores entenderem. E há uma razão para isso, como Christopher Nolan explicou ao Insider.
Christopher Nolan filmou Oppenheimer com enormes câmeras IMAX que não são totalmente à prova de som. Este é um problema que provavelmente será eliminado no futuro: "Existem melhorias mecânicas. Na verdade, a IMAX está construindo câmeras que serão ainda mais silenciosas. No entanto, o verdadeiro avanço está na tecnologia de software que torna possível filtrar o ruído da câmera. Isso melhorou muito nos cerca de 15 anos em que trabalho com câmeras IMAX”.
As câmeras não são o único problema
Para a cena cheia de diálogos no Salão Oval, onde J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy) encontra o presidente Truman, Nolan optou por não usar a câmera de 70 mm de 15 pontos porque é melhor em captação de som do que as outras câmeras.
Mas há outra razão pela qual os diálogos nos filmes de Christopher Nolan apresentam problemas acústicos. Ele não permite que seus atores voltem após as filmagens para fazer gravações de diálogos adicionais na pós-produção. Normalmente, os atores se reúnem em uma cabine de dublagem depois da filmagem para reler suas falas e torná-las mais claras. Nolan se recusa:
Prefiro usar a performance que é apresentada no momento, em vez de os atores terem que revisitá-la mais tarde. É uma escolha artística com a qual algumas pessoas não concordam - e elas têm todo o direito.
Os problemas acústicos não afetaram o filme. Oppenheimer já é um grande sucesso, com bilheteria mundial superior a US$ 400 milhões e em breve poderá se tornar um dos filmes de maior sucesso da obra do diretor.