Ryan Gosling mostrou ao longo da carreira que é capaz de tudo. O ator já atuou em comédias, musicais, dramas, suspenses e mais - e embora o seu papel como Ken, em Barbie, esteja recebendo muitos elogios, a verdade é que melhor filme do astro não é protagonizado por Margot Robbie.
Em 2011, o excelentíssimo Nicolas Winding Refn (The Neon Demon) levou aos cinemas Drive, um thriller que foi considerado um dos melhores títulos do ano. Com uma pontuação quase perfeita no famoso agregador de críticas, Rotten Tomatoes (93%), a obra despontou como um projeto promissor, marcado pela alcunha, anos mais tarde, de um clássico moderno do cinema.
Na trama, acompanhamos um homem solitário que trabalha como dublê durante o dia e transporta criminosos perigosos à noite. Seu estilo de vida misterioso começa a mudar no momento em que se apaixona por uma mulher cujo marido está prestes a sair da prisão. A partir de então, trabalho e vida pessoal passam a se misturar, complicando uma jornada que ruma para a tragédia.
Dono de uma apaixonante estética neo-noir, Drive mistura uma excelente trilha sonora a ambientações visuais primorosas. Entretanto, apesar da boa aceitação por parte de público e especialistas, o longa-metragem foi indicado somente ao Oscar de Melhor Edição de Som, perdendo a estatueta para A Invenção de Hugo Cabret.
Ryan Gosling fez sua estreia em filme de monstro completamente desconhecido; você nunca viu o ator de Barbie tão novinhoDRIVE É INSPIRADO EM UM LIVRO
Apesar de muitos não saberem, o filme de Refn é inspirado em um livro homônimo escrito por James Sallis. Durante uma entrevista em 2011 para a Slant Magazine, o cineasta revelou que para tirar a produção do papel inspirou-se nos escritos de Sallis somados aos contos de fada dos Irmãos Grimm, em uma mistura de luz e sombra que alcançou o resultado desejado.
“A escuridão não funcionaria sem a luz (...) Drive nasceu mais dos contos de fadas dos irmãos Grimm do que de qualquer outra coisa. O livro que James Sallis escreveu é realmente ótimo e único, quase como um roteiro. É sobre as aventuras dentro de uma espécie de cidade mitológica, e eu queria que o filme parecesse um conto de fadas que os Irmãos Grimm escreveriam. É muito mais na veia desse material do que qualquer outra coisa”, contou.
Desta forma, para quem quiser conferir o material com os próprios olhos, vale ressaltar que ele está disponível para streaming na Netflix.