Diretor, roteirista, produtor e vencedor do Oscar: Steven Soderbergh é um cineasta de grande prestígio em Hollywood. Em seu currículo, sucessos como Traffic: Ninguém Sai Limpo, Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento e Onze Homens e um Segredo estão presentes, mas hoje falaremos aqui de um longa-metragem não tão lembrado assim.
Em 1995, Soderbergh dava à luz Obessão, um suspense abordado pelo próprio diretor como “o pior filme que já fez”. Na trama, acompanhamos a história de um preguiçoso homem que retorna à cidade natal para o segundo casamento da mãe, mas acaba se envolvendo com a ex-esposa - que agora namora um perigoso gângster.
Embora a obra não tenha sido mal recebida pela crítica, um tremendo fracasso comercial a marcou. Com um orçamento investido de US$6 milhões, US$500 mil arrecadados de bilheteria levaram a produção totalmente para o buraco. Mesmo quando o presidente do Festival de Cinema de Cannes, Gilles Jacob, ligou para Soderbergh oferecendo estrear o filme na cerimônia de 1995, o cineasta recusou. Ele até admite que The Underneath (no original) é visualmente bonito e com uma trilha sonora bem escrita, mas contra-argumenta que tudo é muito longo e essencialmente chato.
“Quinze segundos depois de começado [o filme], eu sei que estamos com problemas por causa do tempo que leva para passar os créditos de abertura. Isso é apenas uma indicação do que há de errado com essa coisa: é totalmente sonolenta", colocou o diretor durante uma entrevista para uma coleção de DVDs da distribuidora Criterion.
Uma mistura de Os Suspeitos com O Sexto Sentido: Este é um dos melhores suspenses já feitos e vai explodir sua menteFelizmente, a má experiência serviu de alerta. Durante as filmagens de Obsessão, Soderbergh já havia definido seu próximo projeto, que daria origem ao cultuado Schizopolis (1996) - e embora também não tenha se saído muito bem financeiramente, foi rotulado pelos críticos como uma “limpeza do paladar”. Futuramente, o cineasta ainda lançaria Magic Mike, Contágio, Solaris e mais.