Graças a Star Wars e Indiana Jones, duas sagas de sucesso universal, Harrison Ford tornou-se uma estrela nos anos 1980. Na década seguinte, o ator se voltou para a ação.
Entre duas aventuras de Jack Ryan, ele recusou o papel de Alan Grant em Jurassic Park (que foi para Sam Neill) para se dedicar ao filme O Fugitivo, lançado em 1993 e adaptado da série de TV homônima transmitida na década de 1960.
Durante a pré-produção, Harrison Ford apoiou o produtor Arnold Kopelson, não apenas na escolha do diretor Andrew Davis, mas também na escolha do elenco e na escolha de Chicago, sua cidade natal, como locação do filme.
Na tela, o ator interpreta o cirurgião Richard Kimble, cuja vida pacata é virada de cabeça para baixo quando ele se vê acusado de assassinar sua esposa. Com a polícia em seu encalço, ele começa a investigação do zero para descobrir a verdade.
Altamente comprometido com seu papel, Harrison Ford não hesitou em deixar crescer a barba (que mais tarde raspou para facilitar a metamorfose de seu personagem durante a fuga), filmar uma cena de interrogatório sem saber as falas de seus parceiros com antecedência ou recusar-se a tratar o ferimento no joelho que sofreu durante uma cena na floresta, para mancar e ganhar credibilidade.
Estrela de Indiana Jones, Harrison Ford foi cortado em clássico de Steven Spielberg - e outro ator ficou feliz com issoO Fugitivo foi o filme que relançou a carreira de Harrison Ford graças ao seu enorme sucesso nas bilheterias mundiais: o filme arrecadou 368 milhões de dólares contra um orçamento de 44 milhões.
Uma perseguição em ritmo acelerado, que também vale a pena ver pela atuação de Tommy Lee Jones como um policial durão, que lhe rendeu um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, o filme tem uma sólida classificação média de 4/5 segundo os usuários do AdoroCinema. O filme está disponível na HBO Max.