Quem gosta do universo da tecnologia, provavelmente já ouviu falar na Antikythera, objeto também conhecido como o primeiro computador manual da humanidade. Embora desconhecido por muitos, este é o misterioso artefato que guia a última aventura de Harrison Ford lançada nos cinemas: Indiana Jones e a Relíquia do Destino.
Na ocasião, o arqueólogo mais conhecido nas telonas está prestes a se aposentar quando precisa vestir seu chapéu fedora pela última vez. Enfrentando inimigos conhecidos, a missão de Jones é encontrar um objeto misterioso, a Antikythera, com o intuito de derrotar o nazismo. Para isso, recebe a ajuda de sua afilhada Helena, Phoebe Waller-Bridge.
Conhecido também como Máquina de Arquimedes, o objeto é baseado em um dispositivo grego antigo descoberto por arqueólogos em 1900. Mas qual a relação da Antikythera com Indiana Jones? Qual a finalidade do objeto e qual sua relação com o matemático mencionado no filme? O AdoroCinema te explica abaixo!
Qual a história da Antikythera e a relação com Indiana Jones?
De acordo com a BBC, o objeto foi descoberto graças a uma forte tempestade na agora ilha de Anticítera. Um grupo de catadores de esponjas marinhas encontraram restos de uma galé romana que havia naufragado a cerca de dois mil anos, no período de colonização da Grécia pelo Império Romano.
Junto às estátuas de mármore, estava o artefato valioso que daria conta de controlar o tempo na narrativa criada por George Lucas e Steven Spielberg. Segundo arqueólogos, a Relíquia do Destino seria uma espécie de computador mecânico.
Sem entender direito como o objeto funcionava e depois de um longo período de estudo, entendeu-se que as 27 engrenagens tinham relação com o espaço e a geometria. De maneira geral, o artefato se relaciona com as fases da lua em seus ciclos metônicos e saros, e a possibilidade de previsão de eclipses lunares deixou em aberto que a Antikythera poderia ser capaz de prever o futuro (ou promover viagens ao passado, como é o caso do filme).
A relação com Arquimedes se dá pela capacidade criativa do matemático. Por ser conhecido por determinar a distância à Lua, calcular volume da esfera, descreveu o número fundamental π (Pi), entre outras invenções, Arquimedes poderia ser a mente brilhante por trás de uma invenção tão avançada como esta. Historiadores e arqueólogos concordam que tamanha inovação para a época pode ter relação com o estudioso. Hoje, as peças da relíquia encontram-se em exposição no Museu Arqueológico Nacional de Atenas.
No universo mágico de Indiana Jones, Helena Shaw acredita que esse dispositivo poderoso será capaz de transportá-los no tempo fazendo com que Indy e Shaw evitem a ascensão do nazismo e, consequentemente, a dupla dê novos rumos a história mundial.