Estamos no final de O Retorno do Rei, terceira e última parte de O Senhor dos Anéis. Enquanto Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin) caminham ao longo da Montanha da Perdição para derrubar o Um Anel, Aragorn (Viggo Mortensen) e seu exército enfrentam o grande portão de Mordor, prontos para lutar contra as hordas de Sauron.
O Lorde das Trevas, que pudemos ver se materializar em uma grande armadura enfrentando Isildur no prólogo de A Sociedade do Anel, nunca mais assumiu a mesma forma desde então. E é sob a aparência de um grande olho cheio de chamas, empoleirado no topo de sua torre, que ele agora observa os acontecimentos.
Os atores da Marvel que você não lembra que estavam em O Senhor dos AnéisNo entanto, como o cineasta Peter Jackson relata no comentário em áudio para O Retorno do Rei, um verdadeiro duelo corpo a corpo entre Aragorn e Sauron chegou a ser planejado pela equipe de filmagem:
“Essa cena é uma mistura de várias coisas. Nós tínhamos receio”, lembra Jackson, referindo-se à batalha final. "Em nossa ideia original, Sauron estava saindo para enfrentar Aragorn. E quando Aragorn está caminhando em direção ao Olho, Viggo [Mortensen] está na verdade caminhando em direção a Sauron, que deveria ter aparecido na cena."
O Senhor de Mordor, como especifica a roteirista e produtora Philippa Boyens, também deveria inicialmente assumir uma aparência totalmente diferente daquela que sabíamos que ele era, e até bastante perturbadora para o espectador:
“Tínhamos imaginado esse confronto entre o Rei de Gondor e Sauron. Mas sendo Sauron apenas um olho, a ideia era usar uma espécie de ilusão”, explica Peter Jackson.
"O mais interessante é que não iríamos mostrar um guerreiro de armadura de 4 metros. Esperamos ver o ser mais monstruoso possível, a personificação do mal absoluto e, de fato, ele é lindo. Há muito tempo nos agarramos à ideia de que Sauron apareceria como o homem mais bonito que ele já viu. Annatar, o nome que deu a si mesmo quando lutou contra os elfos."
Deixado de lado por respeito à obra original de J.R.R. Tolkien (na qual não existe tal duelo), este segmento foi, portanto, abandonado por Peter Jackson. Podemos, no entanto, imaginar a renderização final da cena em questão observando a luta travada entre Aragorn e um gigantesco Troll de Batalha, este último sendo digitalmente substituído por Sauron na edição:
"Você deve saber, sobre o Troll, que essas são as imagens da luta contra Sauron", diz o diretor. "Apagamos Sauron e colocamos o Troll em seu lugar, porque nunca filmamos nada de Aragorn contra o Troll. Ou muito pouco, no final da luta. Mas as melhores imagens de luta foram aquelas em que ele enfrentou Sauron."
Será que algum dia teremos a chance de ver a primeira versão da cena, onde Aragorn cruzou espadas com o Senhor dos Anéis?