Talvez você já tenha ouvido falar que os filmes de O Senhor dos Anéis foram adaptações ruins. E talvez tenha se ofendido com essa afirmação, que é um ataque direto aos filmes de sua infância. E, no entanto, ela está longe de ser falsa. Os filmes de Peter Jackson deixaram de fora muitos detalhes. E, para ser honesto, isso é bastante compreensível. Os livros de Tolkien são tão densos que era impossível não ser exaustivo. Mas isso não é motivo para remover certas partes que mudam profundamente o significado da história...
Veja Pippin e Merry, por exemplo. Nos filmes, eles são apresentados a nós como brincalhões um pouco grosseiros. Em nenhum momento imaginamos que eles façam parte do equivalente à aristocracia do Condado (além do fato de que eles parecem gastar muito). Tampouco temos a impressão de que os hobbits do Condado são governados por um sistema de classes importante. E, no entanto, eles são. E entre as famílias mais importantes desse lugar pacífico estão os Took e os Brandybuck. E Frodo também é membro dessa última. Então, todos os nossos hobbits favoritos são de sangue nobre? Bem, não, porque esse não é o caso de Sam Gamgi.
Nem O Senhor dos Anéis, nem O Hobbit: O filme mais aclamado de Peter Jackson causou estranhamento, mas agora é cultSam e Frodo, uma relação bastante especial
Nos livros, Sam é mais um membro da classe trabalhadora. E se ele tem de conviver com Frodo, é porque não é seu amigo... mas seu empregado. De fato, isso é rapidamente mencionado nos filmes. Quando perguntam a Sam se ele é o guarda-costas de Frodo, ele responde que é seu jardineiro. Na verdade, é um pouco mais complicado do que isso. Na verdade, ele é muito mais do que isso e há uma verdadeira relação de mestre/servo entre eles (pelo menos no início). É por isso que o jovem hobbit chama seu companheiro de "Senhor Frodo". E essa premissa torna a futura amizade deles ainda mais bela e poderosa.
Mas será que é realmente errado ter decidido mudar esse ponto? Se a relação de classe dos hobbits desapareceu dos filmes, talvez tenha sido melhor assim. Na verdade, isso ajuda a enfatizar o senso de união dos hobbits e o fato de que eles são um povo um pouco diferente e mais calmo (em comparação com elfos, anões e outros humanos). E então, você acha que é uma boa ou má ideia?